Cuba quer parceria com a Venezuela para ampliar internet no país

Cuba quer parceria com a Venezuela para ampliar internet no país

Atualizado em 11/02/2009 às 09:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O governo de Cuba quer aumentar o alcance da internet no país, informou, na última terça-feira (10), a agência Reuters. A expectativa é de que a extensão de um cabo de fibra ótica desde a Venezuela, principal aliado político da ilha, melhore a conexão e permite o livre acesso a web. Atualmente, a rede mundial de computadores se restringe a funcionários públicos e acadêmicos do país, o que torna Cuba um dos países menos conectados da América Latina.

Segundo o ministro de Informática cubano, Ramiro Valdés, o embargo econômico imposto pelos EUA impede a conexão por meio de fibras óticas que passam pela costa, fazendo com que a ilha dependa de conexão via satélite, mais lenta e cara.

"Conceitualmente não há inconvenientes. As restrições são econômicas e tecnológicas", disse Valdés, um dos remanescentes da Revolução Cubana de 1959.

Funcionários cubanos acreditam que, até 2010, a conexão por fibra ótica esteja instalada no país. Enquanto isso, a ilha continua a socializar a internet, em centros acadêmicos e locais públicos.

Leia Mais

-

-