Cuba firma acordo e importa serviço de internet da Venezuela
Cuba firma acordo e importa serviço de internet da Venezuela
Desde que a entrada de aparelhos celulares foi liberada em Cuba, já é comum ver pessoas os utilizando nas ruas. Agora é a vez da internet chegar de vez à ilha. Cuba importará do país vizinho, Venezuela, a conexão à rede mundial de computadores.
Os dois países firmaram um acordo secreto em 2006 para construir a rede de fibra óptica que levaria o serviço à ilha, prevista para ser entregue em 2010, segundo informações do The Inquirer.
Boris Moreno, vice-ministro das Telecomunicações de Cuba, afirmou, em maio deste ano, que o país não é capaz de prover acesso à internet através de fibra-óptica submersa devido ao embargo imposto pelos Estados Unidos e que por isso utilizaria satélites de países parceiros como Itália e Canadá.
Dentro do território cubano, a rede de fibra deve ter cerca de 1.500 quilômetros de extensão, mais de dez vezes o necessário para ligar o país ao estado americano da Flórida: apenas 120 quilômetros. O serviço também deverá atender outros países próximos como Jamaica, Haiti e Trinidad e Tobago, ligando-os ao provedor em La Guaira.
A construção da rede está a cargo da venezuelana CVG Telecom (Corporación Venezolana de Guyana), diz o Slashdot, em parceria com a cubana ETC (Empresa de Telecomunicaciones de Cuba).
Com informações da Magnet
Leia mais






