Cruz Vermelha declara preocupação com jornalistas na Líbia

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (Cicv) declarou sua preocupação com os profissionais de imprensa que estão na Líbia, informa o Porta

Atualizado em 25/08/2011 às 12:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (Cicv) declarou sua preocupação com os profissionais de imprensa que estão na Líbia, informa o Desde o início dos confrontos entre rebeldes e forças leais ao ditador Muamar Kadafi, em Trípoli, no último domingo (21), o Comitê tenta proteger os profissionais de imprensa, que, em sua maioria, estão hospedados no Hotel Rixos.
Segundo as leis humanitárias internacionais, tanto civis como jornalistas "devem ser protegidos e respeitados pelas partes envolvidas no conflito", relembrou o chefe da delegação do Cicv na Líbia, George Comninos.
Desde o início do conflito, no início do ano, o comitê já recebeu mais de 50 pedidos de familiares e da imprensa para a proteção dos jornalistas. Meios de comunicação procuram diariamente o órgão para saber sobre seus funcionários.
Comninos diz que o papel de "intermediário neutro" da organização facilitou a operação do Cicv na liberação de 33 jornalistas e dois civis do Hotel Rixos, na última quarta-feira (24). Quatro veiculados foram enviados para transportar as pessoas para um local seguro em Trípoli. "Estamos muito contentes que tudo tenha ocorrido sem problemas, mas seguimos preocupados com outros civis e jornalistas que possam estar em risco", concluiu.
Com informações da agência EFE
Leia mais