Criminosos usam nome de ministro britânico para criar fraude na internet

Criminosos usam nome de ministro britânico para criar fraude na internet

Atualizado em 26/02/2009 às 08:02, por Redaçaõ Portal IMPRENSA.

O nome do ministro da Justiça britânico, Jack Straw, foi utilizado na tentativa de armar uma fraude pela internet criada por criminosos nigerianos. Segundo a BBC Brasil, centenas de e-mails pedindo US$ 3,5 mil de auxílio para custeio das despesas do político na capital da Nigéria, Lagos, foram enviados a internautas ingleses. O texto dizia que Straw havia perdido a carteira no país africano e que precisava de dinheiro para poder voltar ao seu país de origem.

"Perdi minha carteira, com dinheiro e outros objetos de valor, quando voltava para o hotel (...) Gostaria que você me ajudasse urgentemente com um pequeno empréstimo para que eu pague minhas contas e possa voltar para casa", dizia o e-mail criado pelos criminosos.

Por meio de artigo publicado no jornal Lancashire Telegraph , o ministro Jack Straw desmentiu o suposto pedido de auxílio financeiro e classificou como "ridícula" a idéia de que ele havia perdido a carteira ao caminhar pela África.

Até o momento, não há registros de internautas que enviaram dinheiro para os criminosos. A conta de e-mail utilizada na fraude já foi fechada pelas autoridades inglesas.

Leia Mais

-

-