Criador da internet diz que controlar o lado negro da rede é o grande desafio
Criador da internet diz que controlar o lado negro da rede é o grande desafio
O professor Leonard Kleinrock, um dos criadores da internet, condena o que chama de lado negro de sua criação. Segundo ele, os vírus e a enxurrada de mensagens indesejadas que circulam na rede.
Kleinrock declarou, também, ser uma surpresa a rápida penetração dos PC´s. Quando o projeto da rede mundial foi elaborado há 40 anos, na Universiade da Califórnia, em Los Angeles, ele não conseguiu prever a veloz disseminação de spam´s, fenômeno considerado uma praga na rede, além do surgimento do que ele chama de lado negro da web: os vírus.
Segundo informou em entrevista à Folha Online, o que Kleinrock esperava da internet, mas, na verdade, não aconteceu, foi o crescimento da confiabilidade do meio quanto a veiculação informações. Ele também previa o desaparecimento dos jornais impressos, posto que, o meio digital tornou-se um dos mais maiores canais de busca de informação. No entanto, isso não ocorreu, ainda.
O professor lembrou que é difícil separar avanços tecnológicos dos aspectos sociais e econômicos, e salientou que um dos desafios tecnológicos da atualidade é adaptar a tecnologia para atender às necessidades da sociedade, da economia, da educação. Para ele, a internet tem de se converter em verdadeiro aparelho portátil de comunicação e de geração de imagens (rendering), com vários usos e funções, dotado de conteúdo, aplicativos, serviços e dispositivos convergentes.
Ele, ainda, comentou a invenção de novos produtos e profetizou a criação de espaços inteligentes (com sensores, atuadores, displays, aparelhos de reconhecimento sendo instalados nos ambientes pelos quais circulamos); dispositivos biomédicos implantados; computação quântica (ainda distante); displays de alta resolução flexíveis; tecnologias wireless altamente flexíveis; aparelhos de armazenagem de dados com pequenas dimensões e grande capacidade; dispositivos portáteis integrados; displays montados na lente de óculos.
Leia mais






