Crakers usam nome da Central Globo de Jornalismo para invadir computadores
Crakers usam nome da Central Globo de Jornalismo para invadir computadores
Crackers criaram um falso e-mail em português divulgando um falso acidente com um ator famoso para invadir computadores. A mensagem fraudulenta é escrita em nome da Central Globo de Jornalismo e usa os logotipos da Rede Globo e do site de notícias G1.
O texto, que não especifica o nome da celebridade, diz que o acidente de automóvel deixou "dois mortos e um ferido" e que o conteúdo foi verificado pela empresa de segurança Trend Micro. Essa estratégia é usada para passar credibilidade ao internauta, estimulando-o a clicar no link sugerido na mensagem.
Os que caem no golpe são direcionados para um site falso do G1. De acordo com a Trend Micro, essa página tenta baixar um software malicioso que rouba informações com o uso de keyloggers, ou ferramentas que copiam os dados digitados no teclado.
O analista de ameaças da Trend Micro, Eduardo Godinho, ensina que "quando a curiosidade é maior do que a preocupação de afetar a segurança do computador, a dica é acessar diretamente a página indicada, em vez de usar o link disponibilizado no e-mail".
De acordo com o site G1, esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas que, geralmente, têm por objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.
Leia mais






