Cracker romeno é preso sob acusação de invandir sistemas de Defesa dos EUA

Cracker romeno é preso sob acusação de invandir sistemas de Defesa dos EUA

Atualizado em 20/03/2009 às 15:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Um cracker romeno foi preso sob acusação de ter entrado sem autorização nos servidores do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O pirata virtual pode ser condenado a 12 anos de prisão.

O jovem de 23 anos foi detido, na última quinta-feira (19), pela polícia da cidade de Iasi, nordeste da Romênia. As autoridades disseram que o pirata virtual teria conseguido acesso aos servidores do Exército dos EUA após introduzir um "trojan" (sistema que funciona como um "cavalo de tróia", é introduzido disfarçado e colhe informações de dentro da fonte).

De acordo com informações da agência de notícias Efe, uma investigação conjunta entre a Polícia romena e as autoridades judiciais americanas possibilitou a identificação e a prisão do pirata virtual.

O cracker teria invadido os servidores em 2006 e então tomado o controle dos computadores infectados com o vírus, o que facilitou o acesso a informações confidenciais da unidade de desenvolvimento e experimentação de Departamento de Defesa dos EUA.

Os prejuízos para a Defesa americana são calculados em cerca de US$ 35 mil. No entanto, esperasse que a investigações revelem maiores prejuízos.

Leia mais