Cracker invade site de prêmio e prejudica processo de votação

Cracker invade site de prêmio e prejudica processo de votação

Atualizado em 03/10/2008 às 16:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta sexta-feira (03), a organização do Troféu Especial de Imprensa ONU - parte das atividades das Nações Unidas no Brasil para comemorar o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos - divulgou um comunicado informando que o site do prêmio foi invadido, prejudicando o processo de votação entre 14h03 e 19h52 da última quarta-feira (1º/10).

Uma pessoa não identificada tentou se passar por jornalistas que ainda não haviam votado e acessou a página cerca de 50 vezes seguidas, votando insistentemente em alguns candidatos. A tentativa de fraude foi percebida pelos mecanismos de segurança do Maxpress e imediatamente abortada.

Lançado no dia 20 de julho em São Paulo, o Troféu será realizado no âmbito do prêmio jornalístico Vladimir Herzog, dedicado aos direitos humanos no Brasil, e vai escolher os cinco jornalistas que mais se destacaram na cobertura de assuntos ligados aos direitos humanos no país nos últimas três décadas.

Até agora, dos 549 profissionais cadastrados, 274 já votaram, 117 não foram localizados ou faleceram e 158 ainda podem votar até às 18h da próxima segunda-feira (06). Os jornalistas que votaram no período em que foi percebida a fraude ou que ainda não deram seu voto receberão uma nova senha para confirmar sua escolha no site.

Os premiados estão sendo escolhidos pelos jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e artistas gráficos que ganharam o Vladimir Herzog desde sua primeira edição, em 1978. A cerimônia de premiação d Humanos acontecerá no dia 27 de outubro, no Teatro Tuca, em São Paulo, que fica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na rua Monte Alegre, 1024, Perdizes.

Leia mais