CPJ pede anulação de acusações contra jornalista da Zâmbia

CPJ pede anulação de acusações contra jornalista da Zâmbia

Atualizado em 16/10/2009 às 18:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta sexta-feira (16), o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) pediu a anulação imediata das acusações contra o jornalista Fred M'membe, da Zâmbia. Chefe de redação do jornal The Post , ele foi processado por escrever um artigo em que reclama de uma ação judicial contra a secretária de redação do jornal, Chansa Kabwela.

Em julho deste ano, a repórter divulgou fotografias de uma mulher dando à luz sem assistência médica; ela enviou uma carta ao vice presidente da República, ao ministro da Saúde, ao secretário do Governo, ao arcebispo de Lusaka e a duas organizações da sociedade civil pedindo uma solução.

No entanto, ela foi condenada por divulgar "imagens pornográficas", informou a agência de notícias Panapress. Em agosto, o profissional já havia sido processado por publicar uma outra matéria sobre o mesmo caso. Se for considerado culpado, ele e o Post poderão ser condenados a uma multa de dois milhões de kwachas (430 dólares americanos). Caso não pague o valor, M'membe pode cumprir até cinco anos de prisão.

Leia mais