Corte Nacional do Equador concede recurso a jornalista processado por presidente

O jornalista Emilio Palacio, processado pelo presidente do Equador, Rafael Correa, conseguiu, em última instância, um recurso à condenação na Corte Provincial de Guayas, e o caso será julgado pela Corte Nacional de Justiça, informa O Globo .

Atualizado em 13/10/2011 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Palacio está exilado nos EUA desde a condenação em segunda instância.
O ex-editor de opinião e os donos do jornal El Universo , um dos maiores do Equador, foram condenados a três anos de prisão e a uma indenização de US$ 40 milhões cada por causa de um artigo que acusava o presidente de cometer delitos contra os Direitos Humanos e chamava-o de "ditador". Correa entrou com um processo contra o jornal por calúnia.
"Com esta decisão, a sentença continuará suspensa, e agora teremos de aguardar a decisão final, que será da Corte Nacional", afirmou Jorge Alvear, advogado de Palacio. Apesar de uma pequena vitória no processo judicial, com a aceitação do recurso pela Corte de Guayas, Alvear está "pouco otimista com o julgamento". Com a Justiça sob intervenção estatal "não há muitas esperanças, já que os juízes não estão atuando com liberdades no Equador".
Leia mais