Correspondente do The Guardian é impedido de entrar na Rússia
Correspondente do The Guardian é impedido de entrar na Rússia
Atualizado em 09/02/2011 às 08:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
Correspondente do The Guardian é impedido de entrar na Rússia
O jornalista britânico e correspondente do The Guardian , Luke Harding, teve seu visto de entrada na Rússia anulado pelos Serviços Federais de Segurança (FSB) neste final de semana. As autoridades de Moscou não apresentaram motivos pelos quais Harding foi impedido de entrar no país.Segundo o portal Público, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo também não quis se pronunciar sobre o assunto. Um dos responsáveis da guarda de fronteira russa chegou a declarar que eles têm "o direito de proibir a entrada de um cidadão estrangeiro na Rússia sem dar qualquer justificação".
O jornalista atuava como correspondente do Guardian na Rússia há anos, e havia saído do país há dois meses. Porém, ao desembarcar no aeroporto de Domodedovo, ficou detido por mais de 45 minutos e teve que embarcar em um voo de volta para o Reino Unido. Além disso, Harding foi colocado em uma lista de pessoas cuja "presença não é desejável" em território russo, segundo confirmou a agência RIA Novosti.
Nos últimos meses, Harding passou a trabalhar em uma série de documentos diplomáticos, divulgados pelo site WikiLeaks em novembro de 2010, e que revelava questões que comprometiam o Kremlin - sede do governo russo. Em alguns dos arquivos publicados pelo site, o presidente, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro, Vladimir Putin, eram descritos de forma embaraçosa por diplomatas.
O correspondente britânico também já sido detido na Rússia em abril de 2010, por reportagens sobre a República da Inguchétia, local que concentra rebeldes islâmicos que já realizaram atentados à bomba na Rússia. Além disso, Harding publicou uma série de matérias sobre supostas contas no exterior abertas por Putin e o aumento de seu patrimônio.
Leia mais
-
-
-






