Correspondente da CNN ajuda a operar menina ferida em terremoto no Nepal

Um dos neurocirurgiões mais respeitados dos Estados Unidos e correspondente-chefe de assuntos médicos da CNN, Sanjay Gupta, foi ao Nepal par

Atualizado em 29/04/2015 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Um dos neurocirurgiões mais respeitados dos Estados Unidos e correspondente-chefe de assuntos médicos da CNN, Sanjay Gupta, foi ao para cobrir a situação do país afetado pelo terremoto. Porém, ele acabou deixando de lado suas funções como jornalista e operou uma menina que se feriu após o teto de sua casa desabar.
Crédito:Reprodução/CNN Sanjay Gupta largou o microfone e operou menina ferida em terremoto no Nepal
A pequena Selena Dohal, de oito anos, ficou parcialmente esmagada por horas. Ela estava em Panhchkal e foi transferida para Katmandu, a quase três horas de distância. Como estava na capital, Gupta recebeu um neurocirurgião responsável do local onde estava, Bikesh Khambu.
O correspondente teve de utilizar iodo, água esterilizada e equipamentos como uma serra improvisada para médicos em zonas de conflito para abrir o crânio da menina. "O prognóstico dela é bom. Já vi muitas situações graves ao redor do mundo e a do Nepal foi uma das piores. Precisam de recursos, de pessoal, e esperam receber ainda muitos pacientes", disse à CNN. "Mal conseguem se manter, e por isso pediram minha ajuda também. Querem que qualquer um que possa ajudar dê uma mão", acrescentou.
Em 2003, Sanjay Gupta tomou atitudes semelhantes e ajudou a salvar soldados feridos na Guerra do Iraque. Ganhador de diversos Emmys por suas coberturas, o jornalista já foi cogitado por Barack Obama para se tornar Cirurgião-Geral dos Estados Unidos, cargo equivalente ao de ministro da Saúde.
Assista ao vídeo: