Correspondente da BBC no Brasil é vítima de ''seqüestro falso''
Correspondente da BBC no Brasil é vítima de ''seqüestro falso''
No último domingo (26/08), o jornalista irlandês Gary Duffy, correspondente da BBC no Brasil desde abril deste ano, foi vítima do golpe do "falso seqüestro", crime que vem sendo constantemente cometido no Brasil.
Trata-se de uma ligação feita por bandidos a um número aleatório, que simula o seqüestro de um membro da família. Muitas vezes, assustadas, as vítimas do golpe custam a perceber que se trata de um trote e chegam a levar dinheiro a locais previamente combinados, como forma de resgate.
No caso do jornalista irlandês, os homens ao telefone diziam querer seqüestrar o filho de um empresário, mas que teriam errado o alvo. Duffy percebeu se tratar um trote e disse, em texto escrito para a própria BBC, que custou a acreditar que estava sendo vítima do golpe, já que não tem parentes no Brasil. "Agora é mais fácil imaginar como no momento do choque, uma mãe ou pai assustado pode deixar de lado o pensamento lógico", disse no texto.
Só ano passado, se somadas cinco grandes cidades brasileiras, foram 10 mil queixas registradas sobre este crime. Segundo informa estudo da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, 20% das vítimas acreditam na história dos bandidos.






