Correio Braziliense oferece curso gratuito para jornalistas interessados em cobrir pautas de saúde

O jornal Correio Braziliense abre no dia 1 de agosto as inscrições para a primeira edição do curso Jornalismo na Prática. Gratuito e com foco na cobertura de saúde, o programa é voltado a estudantes do último semestre de graduação em jornalismo e a jornalistas formados em 2021, 2022 e no primeiro semestre de 2023.

Atualizado em 27/07/2023 às 15:07, por Redação Portal IMPRENSA.


Serão disponibilizadas 20 vagas, 10 delas exclusivas para profissionais e estudantes do Distrito Federal. Com patrocínio da Interfarma, associação que reúne empresas e pesquisadores da indústria farmacêutica, o curso será realizado em formato híbrido, entre 11 de setembro e 10 de novembro. Nas cinco semanas iniciais as atividades serão on-line. O restante do treinamento ocorrerá na sede do Correio, em Brasília. Crédito: Ed Alves/reprodução Correio Patrocinado por associação do setor farmacêutico, curso será coordenado pelos jornalistas Andréia Lago e Raul Pilatti
Ética e combate a desinformação

Contemplando formação teórica e prática, o curso prevê aulas, palestras e entrevistas, buscando aprofundar os conhecimentos dos participantes relativos a temas como saúde pública, pesquisas científicas voltadas ao desenvolvimento de novos medicamentos, saúde complementar e doenças prevalentes no Brasil.
Com coordenação dos jornalistas Andréia Lago e Raul Pilatti, ambos com passagens por diversas redações do país e experiência na cobertura jornalística de Brasília, o treinamento também oferecerá contato com repórteres e editores do Correio, de forma a abordar questões como ética jornalística e combate a desinformação.
O processo seletivo conta com duas etapas. Na primeira, os candidatos deverão sugerir uma pauta sobre saúde, detalhando fontes e formas de desenvolvê-la em diferentes formatos. Na segunda etapa, os candidatos passarão por dinâmica on-line e terão que produzir um texto jornalístico sobre um tema divulgado no dia. O resultado da seleção será publicado em 1º de setembro no site e nas redes sociais do Correio.