Correa critica veículos por divulgar relatório sobre falta de liberdade de imprensa no país

Relatório da entidade foi divulgado na última quarta-feira (29/4)

Atualizado em 05/05/2015 às 11:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente do Equador, Rafael Correa, criticou os veículos de comunicação do país que utilizaram um relatório da organização para negar a existência da liberdade de imprensa no país.
Crédito: Pablo Andrés Reinoso/ Presidencia de la República Presidente acusou Freedom House de ser uma ONG neoliberal
Em sua no Twitter, o presidente ressaltou que os monopólios da comunicação usam o documento para dizer que a independência da imprensa não pode ser praticada. "A liberdade de imprensa não é nada mais do que a vontade do proprietário do veículo", escreveu.
"No Equador, com a Lei de Comunicação, os veículos têm que dar o direito de resposta quando mentem", afirmou. "Insultam nossa inteligência. Lembrem que a Freedom House é uma ONG estrangeira e neoliberal", completou.
O e apontou que a liberdade de imprensa no mundo se deteriorou de maneira acentuada, atingindo o pior patamar nos últimos dez anos. O documento informa que na América Latina, países como Venezuela, Equador, México, Honduras e Cuba são os locais nos quais não há liberdade de imprensa.
De acordo com a ONG, desde 2014 houve aumento da repressão governamental e da violência de grupos terroristas contra a imprensa, bem como a intensificação da propaganda e da censura por regimes autoritários.