Corpo de repórter do jornal “El Imparcial” é encontrado em Oaxaca, México

Autoridades mexicanas confirmaram que o corpo encontrado nesta quarta (17/7) no estado de Oaxaca pertence ao jornalista Alberto López Bello,

Atualizado em 18/07/2013 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (17/7), autoridades mexicanas confirmaram que o corpo encontrado no estado de Oaxaca pertence ao jornalista Alberto López Bello. O repórter, de 28 anos, trabalhava na editoria policial do jornal El Imparcial.

Crédito:Reprodução Jornalista fazia cobertura do narcotráfico na região

De acordo com o blog Jornalismo nas Américas , o jornalista foi encontrado perto de um córrego fora da capital do estado junto ao corpo de outro homem e próximo a algumas tábuas de madeira e pedras com rastros de sangue. Segundo a agência de notícias AFP, López Bello apresentava feridas de bala e sinais de golpes. O jornalista cobria as atividades do narcotráfico de Oaxaca.


Na última década, mais de 80 jornalistas foram assassinados e 17 estão desaparecidos, segundo a organização Repórteres sem Fronteiras.O México é considerado um dos países mais perigosos para exercer o jornalismo do continente americano.


Um relatório do Centro Nacional de Comunicação Social concluiu que o sexênio do ex-presidente Felipe Calderón, que iniciou a guerra contra o narcotráfico no país, foi o mais violento para a imprensa. Um outro estudo da organização Artigo 19 ressalta que os ataques contra jornalistas aumentaram 46% durante os primeiros seis meses do novo governo do presidente Enrique Peña Nieto.