Copacabana terá acesso à internet grátis e sem fio em seis meses
Copacabana terá acesso à internet grátis e sem fio em seis meses
Nesta quinta-feira (3), foi lançado o projeto de democratização do acesso à internet no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em aproximadamente seis meses, moradores, comerciantes e turistas poderão acessar à rede mundial de computadores através da internet sem fio e gratuita.
A rede estará disponível na principal avenida do bairro: a Atlântica. Com 4km de extensão, a via terá cerca de 15 pontos de acesso com distância de 300m entre cada um. Dessa forma, os usuários poderão ligar seus laptops até mesmo da areia da praia.
"A pessoa terá acesso à internet a custo zero nesse cartão postal do Brasil que é Copacabana", defendeu o governador do Rio, Sérgio Cabral, para, em seguida, explicar que o sistema só vai funcionar no final do primeiro semestre de 2008. "De maio a junho vamos inaugurar a iluminação tecnológica de Copacabana", ressaltou.
O projeto é uma parceria do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com a Coppe/UFRJ, um dos principais centros de pesquisa do país em informática.
Depois de Copacabana, onde o projeto custará cerca de R$ 1 milhão, é a vez da Baixada Fluminense ser contemplada com a banda larga gratuita. Nesse caso, serão desembolsados mais R$ 4 milhões para atender à população.
Um dos pesquisadores envolvidos diretamente no projeto, Luiz Felipe de Moraes, da Coppe, explica que os pontos de acesso ainda estão sendo escolhidos e que a rede terá uma infra-estrutura segura. A conexão, segundo ele, será de alta velocidade. "Serão 54 Mbits por segundo e teremos também a transmissão de vídeos de alta qualidade."
A Coppe acredita que o serviço ajudará a monitorar a orla, alvo de constantes assaltos. "Poderemos ter até câmeras de segurança sem fio em diversos pontos da Atlântica", finalizou Moraes.
As informações são da Globo.com






