Convite de índio
Convite de índio
Em julho de 2001, Pablo Nacer deixou para trás o trabalho de jornalista em São Paulo para viver, literalmente, uma vida de índio. Rumo à aldeia Wederã (MT) ele teria o primeiro de uma série de encontros com a tribo mais antiga entre os Xavantes. Conheceu o cacique Paulo Cipassé Xavante, sua esposa Severiá e algumas histórias sobre o velho Apowe - avô de Cipassé e um dos personagens mais influentes de seu povo.
De volta à cidade grande e ao descontentamento com o trabalho de redator em uma produtora, Nacer recebe um telefonema de sua mãe - que na época morava próximo à aldeia e conhecia os índios. "Em outubro ela me ligou a pedido do Cipassé, que me convidou para escrever a história de Apowe", conta Nacer. Segundo ele, havia 20 anos que os descendentes do velho cacique buscavam uma pessoa para escrever suas histórias.
Em 2002 e 2003 o jornalista voltou à aldeia, gravou depoimentos de filhos e netos do velho xavante e participou de rituais. Aos poucos as fitas foram transcritas e tomaram forma de livro. A história do velho xavante é contada por Nacer em "Meu avô Auwê", lançado em novembro passado. Mas o jornalista, que trabalha atualmente no site Guia de motéis, planeja continuar na vida de índio. "Quero voltar para lá no ano que vem e escrever outro livro sobre o tema" planeja.






