Conversor de TV Digital chega a SP e já é possível assistir testes de emissoras

Conversor de TV Digital chega a SP e já é possível assistir testes de emissoras

Atualizado em 23/11/2007 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O início das transmissões da TV digital está previsto para o dia 2 de dezembro, mas, pra quem está disposto a pagar quase R$ 1 mil pelo conversor, já é possível assistir à programação na nova tecnologia.

Isto foi o que fez o analista Paulo Santos, que, desde a última quarta-feira (21), já assiste a TV aberta digital brasileira. Ele comprou seu conversor, também chamado set-top box, na Rua Santa Ifigênia, que concentra lojas de eletrônicos no centro de São Paulo, por R$ 950.

O conversor é da marca Zinwell, empresa de Taiwan que também fabrica os equipamentos vendidos pela Semp Toshiba. O grande varejo começa a receber nos próximo dias o conversor de TV Digital.

As emissoras ainda estão em fase de testes, mas já existe programação no ar. A Rede Globo, por exemplo, transmitiu, na quarta-feira, o jogo da seleção brasileira em alta definição, na partir do Morumbi.

A TV digital tem imagem melhor que a do DVD. A imagem é formada por 480 linhas na televisão analógica, enquanto a de alta definição chega a 1.080 linhas. A TV digital também tem tela mais larga, no formato widescreen, que a TV convencional.

"O equipamento é superbom", disse Santos. Ele ligou o conversor em uma televisão de 40 polegadas, com tela de cristal líquido, da Sony. O modelo dele, que não é tão novo, não tem entrada digital, chamada de HDMI. Ele usou um cabo de alta definição, mas analógico, conhecido como vídeo componente.

Santos consegue assistir às novelas "Duas Caras", da Globo, e "Dance Dance Dance", da Bandeirantes, em alta definição, mesmo durante os testes. A última "Tela Quente", da Globo, foi transmitida em alta definição e com duas opções de áudio: dublado em português e original em inglês. "Não tinha legendas", disse o analista de sistemas. Com informações da agência Estado.