Contrato de transmissão leva escola de samba de SP a mudar parte de samba-enredo

Contrato de transmissão leva escola de samba de SP a mudar parte de samba-enredo

Atualizado em 29/01/2010 às 16:01, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

A escola de samba Rosas de Ouro teve de mudar o título e parte da letra de seu samba-enredo para o carnaval 2010, intitulado "O Cacau é Show", após pedido da Rede Globo - detentora dos direitos de transmissão do evento - que não permite menção a marcas ou patrocinadores. O carnavalesco da escola de samba, Jorge Freitas, negou que a agremiação tivesse intenção de fazer propaganda colocando em seu samba referências a uma rede de lojas de doces.

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, entidade organizadora do evento, declarou ao Portal IMPRENSA que nenhuma cláusula de seu regulamento veta completamente propagandas e que o pedido de mudança do samba-enredo foi da emissora.

Em entrevista ao portal R7, Freitas argumentou que o tema da escola partiu da leitura do livro "O Cacau é Show", de autoria do empresário e fundador da rede de lojas de doces homônima à obra consultada, Alexandre Tadeu da Costa. A marca é patrocinadora oficial da escola de samba.

Após a polêmica, a agremiação decidiu mudar o título de seu samba para "Cacau: Um grão precioso que virou chocolate, sem dúvida se transformou no melhor presente!". Modificou, ainda, a parte do refrão que supostamente fazia menção à marca. A frase "o cacau é show" foi trocada por "o cacau chegou".

A assessoria de imprensa da Rede Globo disse à reportagem que a restrição à publicidade ou referências a patrocinadores está prevista em contrato de exibição com a Liga das Escolas. Quando há suspeita de merchadising , a questão é levada à presidência da Liga que avalia e toma as medidas cabíveis para o cumprimento do contrato de exibição.

Leia mais