Contrariando o governo, escolas da China removem filtro de Internet de PCs
Contrariando o governo, escolas da China removem filtro de Internet de PCs
Por conta de problemas técnicos, as escolas de Pequim (China) estão removendo o filtro Green Dam, software que bloqueava o acesso a conteúdos considerados "impróprios" pelo governo do país. Desde julho, todas as escolas chinesas foram obrigadas a instalar o programa. O governo argumentava que o objetivo do filtro era bloquear, principalmente, pornografia.
Na semana passada, segundo a agência de notícias Reuters, a China viu-se obrigada a abandonar - após protestos nacionais e internacionais - um plano que estipulava a instalação do Green Dam em todos os computadores vendidos no país depois de 1º de julho. Mas a proibição ainda vale para computadores ligados às instituições estatais.
Porém, as escolas ainda seguiam recomendação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação para instalar o software. Críticos declararam que o programa poderia ser usado para espionar os internautas, além de bloquear sites com conteúdo político que desagrade o Governo da China.
Ainda segundo a Reuters, o programa mostrou-se, em muitos casos, incompatível com a maioria dos softwares usados pelo sistema de ensino do país. Desse modo, os dirigentes das escolas se encontram em meio ao dilema de optar pela remoção do Green Dam ou acatar ordens superiores.
Leia mais
tempo






