“Contestar é um dever que se impõe à inteligência”, já dizia Oswald de Andrade
Parte 3: O período de 2007 a 2017 foi marcado pelo deslocamento histórico da sustentação do negócio do
Capas comemorativas dos 30 anos e quando chegou ao número 300
Nada mais atual do que a frase célebre de Oswald de Andrade — um dos principais nomes do modernismo brasileiro e também jornalista — ao contrapor, nos dias de hoje, a prática do jornalismo com a da inteligência artificial. Tema da edição 269 de IMPRENSA, Oswald acreditava que a contestação, a dúvida e a ruptura com padrões estabelecidos eram essenciais para o exercício da inteligência, tanto na arte quanto na vida pública, de interesse público.
Pois bem, o projeto Mídia.JOR surge em 2012, em comemoração aos 25 anos de IMPRENSA, com o subtítulo “o encontro inteligente do jornalismo” ao debater a natureza crítica e contraditória do fazer jornalístico, seja em que meio for, trazendo para o debate as transformações e os desafios impostos ao negócio da comunicação pelas big techs com a chegada massiva das mídias sociais. “Estamos passando da mídia de massa para a massa de mídia”, resume Claudio Melqui, na ocasião, gerente de conteúdo crossmedia do R7.
Do começo
A terceira década de IMPRENSA inicia-se com uma mudança de paradigma que vai ter consequências profundas na sustentação do negócio das notícias. É a democratização dos produtores de conteúdo e dos canais de distribuição de informação.
A capa da edição dos 21 anos de IMPRENSA, “Blogueiro não é jornalista”, revela um dos sintomas dessa nova configuração. O editorial prevê as mudanças estruturais: “engana-se quem pensa apenas no blog como uma ferramenta intuitiva de publicação de informações na internet a quem queira. Os blogs são muito mais que isso: representam um deslocamento histórico dos pontos de sustentação da comunicação e da informação.” Aqui está o turning point do antigo leitor, aquele sujeito passivo, consumidor de informações, para o novo protagonista: “torna-se, ele mesmo, um agente poderoso de disseminação de fatos e opiniões no mar virtual que é a internet. Lançadas as mensagens em garrafas, elas circulam livremente pelo ciberespaço.”
Na primeira conferência do “II Encontro Regional de Jornalismo e Comunicação: Sua Aldeia no Planeta”, em São Luís (MA), Lucas Mendes, apresentador do “Manhattan Connection”, da GNT, analisa a conjuntura em 2008: “Se há cem anos a mídia impressa reinava, hoje temos 17 tipos de mídia e isso gera altas indefinições. Os mais otimistas dizem que em cinco ou dez anos é que haverá algum modelo econômico que possa sustentar essa revolução.”
Já havia uma percepção do período de incertezas e de busca por novos formatos pelo qual passariam todos os veículos de mídia. Para Lucas Mendes, naquele momento, a internet era responsável pela crise que se passa na imprensa mundial, mas diferencia o momento brasileiro e o estadunidense. “Lá, tanto a TV quanto os jornais impressos estão perdendo cada vez mais telespectadores e leitores, o que significa queda na verba de publicidade. No Brasil, a TV ainda está forte, embora esteja perdendo receita gradativamente. Já os jornais vivem em um período de crescimento”. Sim, mas logo o Brasil entrou na fase da crise, agravada ano após ano pela escassez de financiamento.
Ao receber o troféu na categoria “Imprensa Especializada” do Prêmio APP em novembro de 2008, Sinval de Itacarambi Leão, diretor responsável pela Revista IMPRENSA, fez questão de lembrar que jornalismo e propaganda são áreas mais convergentes do que divergentes. “O que eu quero deixar bem claro é que sem essas duas forças, sem esses dois vetores, nós jamais teríamos uma imprensa livre, uma imprensa cidadã e, principalmente, uma imprensa de qualidade”.
Por falar em liberdade e democracia
Ao longo do ano de 2008, IMPRENSA se posicionou diante das discussões sobre a Lei de Imprensa de 1967, que completava 41 anos, além de produzir uma matéria na edição 233.
No editorial, sustenta que “a Lei de Imprensa, se vier, deverá ser uma lei para toda a sociedade brasileira. Não apenas para jornalistas, nem para empresários de comunicação, nem para entidades sindicais ou patronais, nem para a polícia moral. Muito menos para aqueles que, diante do jornalismo, sentem-se nus. Nenhuma lei deve servir de roupa a esconder o que precisa ser revelado.”
Já em 2012, o destaque editorial foi para a aprovação da LAI, Lei de Acesso à Informação nº 12.527, promulgada em 18 de novembro de 2011. A lei entrou em vigor seis meses após a sua publicação, em 16 de maio de 2012, garantindo o direito constitucional de acesso à informação pública, com matéria especial na edição 281 de agosto, discutindo os desafios e oportunidades para os jornalistas. O Marco Civil da Internet, por sua vez, sancionado no dia 23 de abril de 2014, foi pauta na edição 291, em julho de 2013.
Com profissionais do jurídico, IMPRENSA trouxe as principais pautas no que concerne as leis, a moral e a ética no exercício do jornalismo ao criar o Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia (FLID), que teve apoio das principais associações de imprensa, em treze edições. A frase do Ministro Carlos Ayres Britto proferida em várias edições do fórum, marcou as páginas de IMPRENSA ao definir a liberdade como a irmã siamesa da democracia.
Direitos Autorais
A briga pelos direitos autorais se acirrou com a chegada da “Sugestão dos Editores” (Editor’s Pick, em inglês) do Google News. O imbróglio entre a ANJ (Associação Nacional de Jornais) e a empresa norte-americana teve seu auge em outubro de 2012, quando 154 publicações online filiadas à entidade abandonaram o serviço, acusando o Google de lucrar com conteúdo alheio.
“Reconhecemos que o Google é uma empresa criativa, mas lamentamos que desconheça os direitos dos produtores de conteúdo, o que é inaceitável. Estamos dispostos a negociar um acordo mutuamente vantajoso, mas não abrimos mão do reconhecimento dos direitos dos jornais sobre o conteúdo que produzem”, explicou Carlos Lindenberg Neto, presidente da ANJ na época.
No mesmo ano, IMPRENSA realiza o Fórum direitos autorais na Era Digital, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República em Brasília, discutindo as propostas de mudança da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). A iniciativa também fechou o ciclo da comemoração dos 200 anos das revistas no pais, com inicio na edição especial 275, que resgatou a evolução dos títulos, a história do mercado revisteiro e de seus personagens, e principalmente sua contribuição criativa e cultural.
Em 200 anos, não há uma, mas muitas imprensas
Antes das revistas, IMPRENSA já havia celebrado o bicentenário do jornalismo no Brasil com o encarte especial “200 anos de imprensa no Brasil” em junho de 2008, além de nove matérias publicadas ao longo do ano. O conjunto é uma reflexão sobre a trajetória da imprensa desde 1808 e propõe uma leitura histórica da imprensa como registro e agente da história nacional, destacando sua contribuição para a memória coletiva e identidade brasileira.
As pesquisas históricas sempre se valeram abundantemente do uso da imprensa como fonte. Mais raramente, a própria imprensa tem sido objeto dos historiadores, o que ajuda a explicar a dificuldade de encontrar, salvo raras exceções, material consolidado sobre passagens referidas da trajetória do jornalismo no país. Muito frequentemente, a historiografia sobre a imprensa reflete o mesmo viés elitista de outras narrativas que foram sendo construídas para dar conta da história política e institucional do país.
Sem o uso da inteligência artificial, até porque não havia naquela época, como seria escrever a revista IMPRENSA nos momentos mais importantes da História nos dois séculos de existência do jornalismo no país? O encarte abre com uma hipotética entrevista com o fundador, diretor e redator do Correio Braziliense, Hipólito da Costa, 47 anos, que “recebeu IMPRENSA na sua confortável casa de Kensington, na região oeste de Londres”, foi um exercício da capacidade de pensar a atuação do jornalismo desde 1808 e transformar — com a ajuda de acurada pesquisa e mais uma pequena dose de dedução humana — aquilo que a História registrou como fato em notícia. “Irônico e com o bom humor que lhe é peculiar, o jornalista [Hipólito da Costa] garante que a tão propagada liberdade, neste momento, é coisa para inglês ver.”
A degustação de “somente” 50 páginas para os 200 anos é simbólica e criativa. O editor explica que o exercício é apenas um sobrevoo a registrar que, muito antes de nós, tantos outros jornalistas escreveram a história da imprensa no país. O passado nos ajuda a imaginar o futuro.
E o futuro?
Os sinais da morte do jornalismo já vêm sendo anunciados há algum tempo, não é de hoje que IMPRENSA registra as mazelas: os consumidores querem pagar menos pelos conteúdos, o jornalismo perde suas bases legais, os Estados interferem na informação, a sociedade não se envolve nos acontecimentos que pautam o trabalho das redações, os anunciantes cortam investimentos, a imprensa não é mais a protagonista. As redes sociais e as novas tecnologias escancaram um mundo onde todos produzem informações, enterrando a dialética veículos de comunicação e público.
Não é à toa que escolhemos a “Utopia” para ser o norte para as comemorações dos 30 anos de IMPRENSA, na edição 322, com matérias, um hotsite especial e debates online, em parceria com a UOL, focando nos temas democracia (irmã siamesa da liberdade de imprensa) e economia. O futuro desejado será “a utopia por um Brasil brasileiro”, como os proféticos Gilberto Freire e Oswald de Andrade acreditavam (vide entrevista com Eduardo Gianetti), ou a cópia do que está dando certo pelo mundo afora?
Em 30 anos, muita coisa mudou no mercado e na forma de fazer jornalismo. Este foi o tema da reunião de pauta da edição #300, com a presença dos jornalistas Heródoto Barbeiro, Paulo Markun, Rodrigo Flores, Suzana Singer e Sinval de Itacarambi Leão no tradicional restaurante Carlinos, no centro de São Paulo. Markun, contudo, pontua o que não mudou: “Sem dinheiro, não existe jornalismo.”
Acompanhe a cronologia:
Década 2000
2007:
III Prêmio Mídia da Paz
Seminário Liberdade de Imprensa & Democracia na USP
III Troféu Mulher IMPRENSA
II Prêmio Dia da Imprensa
VII Prêmio CPFL de Jornalismo, em parceria com a BBC de Londres
IV Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios de Turismo
I Encontro de Jornalismo e Comunicação Regional
Mudança para Rua Rego Freitas, próximo ao Sindicato dos Jornalistas, em março de 2007
Conquista Prêmio APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) de “mídia especializada”, em cerimônia realizada no dia 12 de novembro de 2007, na sede da Federação do Comércio em SP
Recebe o Prêmio Aberje de “mídia especializada” pelo segundo ano consecutivo
Edição com a temática LGBT, “O mercado Gay”
2008:
IV Troféu Mulher Imprensa, 13 categorias, cerimônia de entrega no dia 17 de março, no Bar Brahma, com Elza Soares
Série de matérias sobre os 200 anos da Imprensa Brasileira
V Fórum sobre Água e Jornalismo, “Vamos botar água no seu jornalismo”, dias 17 e 18 de março em São Paulo, com a pauta Saneamento Básico, seguindo a agenda da ONU
Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, na Cásper Líbero em SP no dia 04 de maio de 2008
I Prêmio Sebrae de Jornalismo, cerimônia de entrega dia 13 de maio, no Palácio do Itamaraty
V Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios de Turismo, cerimônia no dia 10 de setembro, no Espaço Caixa Cultural, em São Paulo
II Encontro de Jornalismo e Comunicação Regional, em São Luís (MA), dias 15 e 16 de setembro
Blog Imprensa
Imprensa no Twitter
Fórum Latino-Americano Amazônia, Sustentabilidade & Imprensa, de 03 a 5 de novembro, em Manaus
Imprensa na TV na ALLTV
2009:
V Troféu Mulher Imprensa, em 13 categorias, cerimônia de entrega em março, no Bar Brahma, com show da Mariana Belém, com a homenageada Alice-Maria Reiniger
II Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, no dia 04 de maio de 2009, na Fiesp em São Paulo
Mapa da Mídia vira o suplemento Caderno de Mídia (CDM) a partir de abril de 2009, com 24 páginas, sendo publicado 76 edições até março de 2016
Antecessores: Caderno de Mídia (1988 a 1994), IMPRENSA Mídia (1994 a 1998), Mapa da Mídia (2001 a 2009).
Novas seções “Fontes” e “Personagem”
IV Seminário Internacional de Radiojornalismo, dias 30 e 31 de outubro, em Curitiba
Novos colunistas em setembro: Luli Radfahrer, Matinas Suzuki Jr., Yoani Sánchez, Adiísia Sá, Vicente Gil, Pedro Corrêa
2010:
Série de cinco reportagens sobre a imprensa chinesa, por Rodrigo Manzano
III Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia na Fiesp em São Paulo no dia 01 de junho de 2010, com a presença do jornalista e ex-presidente da Bolívia Carlos Mesa
Caderno especial sobre Arthur de Azevedo em quadrinhos na ed. 255, em homenagem ao dia do jornalista
II Prêmio Sebrae de Jornalismo, cerimônia realizada em maio, no Museu Nacional de Gemas em Brasília, com 875 trabalhos inscritos para oito categorias
Volta das Oficinas IMPRENSA em novembro de 2010
Guia de Pós-graduação em Comunicação
III Ranking das Empresas mais sustentáveis segundo a Mídia
2011:
Oficinas IMPRENSA em São Paulo e outros estados, com diversos temas, ministradas por profissionais do mercado durante o ano, com o patrocínio da Odebrecht
VI Fórum Água em Pauta, dias 21 e 22 de março, no auditório da DAE em Jundiaí
VII Troféu Mulher Imprensa, no dia 15 de março no Club A, em São Paulo. O prêmio especial foi para Leda Nagle, com patrocínio do Itaú
Caderno de Mídia volta para dentro da Revista IMPRENSA em maio
IV Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia no dia 03 de maio, em Goiânia
Especial 200 anos da Imprensa baiana
LID& (Literatura + Imprensa + Debate) com o tema Oswald: Jornalista & Crítico, no dia 7 de julho, na 9a. FLIP em Paraty
III Prêmio Sebrae de Jornalismo, cerimônia realizada dia 1o. de junho, na sede do Sebrae em Brasília, com recorde de 1.033 trabalhos inscritos
IV Ranking das Empresas mais sustentáveis segundo a Mídia
Convergência: workshops com ESPM e Imprensa
2012:
Novos colunistas: Cátia Toffoletto, Gabriel Priolli, Moisés Rabinovici e Silvia Bessa, com José Marques de Melo, e, em abril, Luiz Brandão integra o time, com a coluna Comunicação Empresarial
Fórum Especial 200 anos de revistas no Brasil, dia 16 de março em Salvador, co-realização com Associação Baiana de Imprensa, e matéria especial na ed. 275, com a manchete “4 mil títulos depois”
VII Fórum Água em Pauta, dias 23 e 24 de abril em Fortaleza, Ceará, com o tema “O Encontro das Fontes”
VIII Troféu Mulher Imprensa, no dia 07 de março no Club A, em São Paulo. Esta edição teve mais de 200 mil votos online
Série especial Rio+20 nas edições de abril a junho
V Ranking das “Empresas mais sustentáveis segundo a Mídia”, na ed. 281
IV Prêmio Sebrae de Jornalismo, cerimônia realizada dia 7 de julho, na sede do Sebrae em Brasília, com 1.143 trabalhos inscritos
Fórum Direitos Autorais na Era Digital, dia 31 de outubro no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República em Brasília, com apoio do IICS
Primeiro Mídia.JOR, de 11 a 13 de setembro, no Sesc Santana em São Paulo com o slogan “Onde o jornalismo se encontra”, com uma homenagem ao jornalista Hamilton Ribeiro, com patrocínio da Globo
Oficinas entre julho e dezembro em SP
2013:
Nova seção “Reunião de Pauta”, reúne presencialmente especialistas para debater a pauta do mês. A primeira pauta foi “Profissão jornalista e os rumos do mercado”
Novo time de colunistas: Rodrigo Viana, Benoit Hervieu, Silvia Bessa, Gabriel Priolli e José Marques de Melo
IX Troféu Mulher Imprensa, no dia 11 de março no Ballroom, em São Paulo, com a presença de Gloria Maria, grande prêmio de “Contribuição ao Jornalismo”
Volta do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, em sua 10a. Edição, com patrocínio da Souza Cruz. A edição teve mais de 1.350 inscritos e valor de R$ 76 mil em prêmios distribuídos em 11 categorias. A cerimônia foi realizada dia 25 de setembro no Itaú Cultural em São Paulo
VIII Fórum Água em Pauta, dia 21 de março no Instituto de Engenharia, em São Paulo, com o tema “O Encontro das Fontes”
V Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, no dia 07 de maio em Brasília, no Museu Imprensa Nacional, com patrocínio do Grupo Globo
Lançamento do site acervoimprensa.com.br com mais de 270 edições digitais da Revista IMPRENSA, em abril, disponível para assinantes
V Prêmio Sebrae de Jornalismo, entrega realizada dia 6 de junho, na sede do Sebrae em Brasília, com a presença de Caco Barcellos como mestre da cerimônia
VI Ranking das Empresas mais sustentáveis segundo a Mídia, na ed. 292, em parceria com PR Newswire
Encontro Imprensa e Jornalismo Científico, em Recife e Olinda (PE), entre os dias 21 e 23 de julho, com patrocínio do Bradesco, apoio SBPC e Mosteiro de S. Bento
II Mídia.JOR, de 07 a 09 de outubro, no Teatro Aliança Francesa em São Paulo, com patrocínio da Oi
Volta do Fórum Aids e o Brasil, no dia 11 de dezembro em São Paulo, devido ao aumento de incidência de casos, 25 anos depois do primeiro fórum
Oficinas permanentes sobre diversas temáticas em São Paulo
2014:
X Troféu Mulher Imprensa, no dia 11 de março, no Espaço Rosarum em São Paulo
Alexandra Itacarambi volta e assume como Diretora de Projetos Especiais
VI Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia no dia 06 de maio em Brasília, no Museu Imprensa Nacional, com patrocínio do Grupo Globo
VI Prêmio Sebrae de Jornalismo, entrega realizada dia 12 de agosto, na sede do Sebrae em Brasília, com a presença de Ricardo Boechat, como mestre da cerimônia
Novo loja IMPRENSA em setembro
VII Ranking das Empresas mais sustentáveis segundo a Mídia, na ed. 303, em parceria com PR Newswire
XI Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, dia 24 de novembro, no auditório da Câmara Municipal de São Paulo. A edição teve mais de 1.800 inscritos e valor de R$ 76 mil em prêmios, com o Grande Prêmio para Gilberto Dimenstein
III Mídia.JOR, de 17 e 18 de novembro no Teatro Aliança Francesa, em SP, com patrocínio da Oi
II Fórum Aids e o Brasil no dia 27 de novembro na ESPM, em São Paulo
Hotsite especial Carreira na Comunicação
Especial Copa do Mundo no Brasil
2015:
Hotsite especial Imprensa Turismo
Mudança da sede da empresa para o Alto da Lapa
Foca na Imprensa
15 anos das oficinas IMPRENSA com reformulação conceitual e oficinas na sede
Canal IMPRENSA na TV no Youtube
Hotsite #mulheresqueinspiram
VII Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, no dia 03 de maio no Museu Nacional de Imprensa, em Brasília, com patrocínio do Grupo Globo
Oficinas Fronteiras Cruzadas no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, com Mauri Konig, sobre a cobertura do contrabando e atividades ilegais no Brasil
VII Prêmio Sebrae de Jornalismo, entrega realizada dia 10 de junho, na sede do Sebrae em Brasília, com a presença de Chico Pinheiro, como mestre da cerimônia
Especial 10+, hotsite com listas sobre jornalismo e jornalistas
VIII Ranking das Empresas mais sustentáveis segundo a Mídia, na ed. 314, em parceria com a PR Newswire
Lançamento do Projeto Professor IMPRENSA com homenageados na edição de setembro
III Fórum Aids e o Brasil, no dia 9 de novembro no Instituto de Assuntos Avançados da USP, em São Paulo no formato online
2016:
Revista IMPRENSA muda periodicidade para edições bimestrais e temáticas
Colunistas passam a ser convidados conforme a temática, com exceção de Gabriel Priolli
VIII Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, no dia 03 de maio na OAB-DF, em Brasília, com patrocínio do Grupo Globo, com o tema “O silêncio ensurdece”
XI Troféu Mulher Imprensa, no dia 25 de abril, no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo
Especial Imprensa Olímpica na Revista, com fórum online e pesquisa da PRNewswire
Programação especial 30 anos de IMPRENSA no site, na revista e em reuniões de pautas em parceria com UOL
Volta do Bar IMPRENSA, com Paulo Caruso
II Projeto Professor IMPRENSA
2017:
IMPRENSA muda de sede e adota home office parcial
Programação especial 30 anos de IMPRENSA no site, na revista e em reuniões de pautas em parceria com UOL
XII Troféu Mulher Imprensa, no dia 11 de julho no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo
IV Fórum Aids e o Brasil, na sede do UOL, em São Paulo no formato online
IX Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia no dia 03 de maio na OAB-DF, em Brasília, e Troféu Liberdade de Imprensa para quatro personalidades, com patrocínio do Grupo Globo e Souza Cruz
III Projeto Professor IMPRENSA
A linha do tempo foi escrita por Alexandra Itacarambi em 2025, e conta a história da IMPRENSA de 1987 a 2017
Parte 1: O sucesso (e os insucessos) das 38 primaveras de IMPRENSA
Parte 2: “Um ombudsman sem mandato, com a legitimidade advinda da credibilidade”
Parte 3: “Contestar é um dever que se impõe à inteligência”, já dizia Oswald de Andrade
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Crédito: Arquivo IMPRENSA





