Consumo de notícias X receita é tema de debate entre jornalistas na Flip

Na tarde da última quinta-feira (30), durante a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Casa Folha reuniu Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.

Atualizado em 01/07/2016 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

, diretor-executivo da Companhia das Letras, para debaterem o tema “Afinal, quem lê tanta notícia”?, que visava refletir os desafios do impresso e as formas de se construir a primeira página de um jornal.
Crédito:Divulgação/Folha Da esq. para a dir.: Ascânio Seleme, Sérgio Dávila e Matinas Suzuki Jr.

Parte das reflexões giraram em torno da incongruência entre dois fatos: nunca se consumiu tanta notícia, mas, ao mesmo tempo, o jornalismo como modelo de negócio passa um momento muito delicado. "A gente produz entre 400 e 500 peças jornalísticas por dia: texto, foto, vídeo. É um conteúdo novo a cada três minutos", diz. No entanto, ele afirma que tanto conteúdo disponível online não é garantia de receita.

Dávila manteve a mesma linha de pensamento ao afirmar que a Folha tem “uma audiência nunca vista”, mas que o “jornalismo como negócio não anda bem”.

Matinas Suzuki falou sobre os negócios da editora e sobre as versões digitais dos livros. De acordo com ele, são lançados pela Cia cerca de trinta novos títulos por mês. "Não sei por que cargas d'água o livro físico sobreviveu", disse. Suzuki afirmou, ainda, que as versões digitais tiveram um crescimento de 20% há cinco anos, depois estabilizou. “Agora pode cair”.

Primeira página

Ao final do debate foi lançada a nova edição de "Primeira Página", livro Publifolha, que traz as mais importantes capas dos 95 anos do jornal.

Antes, porém, a edição das capas foi mais um tema da conversa entre os jornalistas. Segundo Sérgio Dávila, um dos diferenciais de um bom jornal atualmente é o cuidado na edição da primeira página, já que “é preciso separar o joio do trigo”. ”Em tempos em que boato é tratado como rumor, que acaba virando notícia, a marca do editor ganha ainda mais importância”.

Flip

A 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) acontece de 29 de junho a 03 de junho. Para mais informações, .