"Consultor Jurídico" sai do UOL e vai para o Estadão

"Consultor Jurídico" sai do UOL e vai para o Estadão

Atualizado em 20/04/2005 às 18:04, por Juliana Falcão / Dublê Editorial e Jornalística.

Por Nova pagina 1



A partir desta semana, a revista eletrônica Consultor Jurídico passa a ter novo endereço. O site incorpora-se ao Portal do Estadão, junto com a Agência Estado e ao lado dos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e das emissoras de rádio Eldorado (AM e FM), com os quais passa a ter o privilégio de compartilhar seu conteúdo.

O site associa-se, assim, à tradição de um grupo jornalístico com 129 anos de existência, nos quais construiu sólida reputação de credibilidade e profissionalismo.

A migração encerra uma bem sucedida parceria de quase oito anos com o provedor de acesso Universo OnLine (UOL), berço de nascimento do Consultor Jurídico.

Aos leitores que têm gravado em seus computadores entre os "favoritos" o endereço anterior, os editores do site estão solicitando o redirecionamento para www.conjur.com.br.

Com a mudança, o site inaugura também um novo visual. Com o novo desenho, apresentam-se também novas ferramentas, mais práticas para facilitar a navegação no site. A principal delas é o mecanismo de busca por palavras e frases que se torna bem mais eficiente. Além da busca simples, inaugura-se a busca avançada que permite a procura de textos por ordem crescente, decrescente, por relevância ou por autor. Alguns desses instrumentos, provisoriamente, ainda dependem de acertos, para os quais pedimos a sua compreensão e paciência.

Cada seção da revista agora tem a sua própria capa, na forma de cadernos. Assim, cada editoria terá as principais notícias em destaque, com as ilustrações bem humoradas do artista Spacca, um dos melhores cartunistas do Brasil contemporâneo, que assina todos os desenhos e charges do site.

Na capa principal, abaixo do índice das últimas notícias, surge a seção "Notícias da Semana", um atalho útil para o leitor que quiser saber quais foram as melhores reportagens dos últimos sete dias.

Os leitores cadastrados do site voltarão a receber o boletim de Notícias Jurídicas, com as principais notícias do dia, junto com os artigos e análises dos fatos jurídicos do momento. Outro mecanismo em implantação é o chamado "RSS", que possibilita ao leitor ser avisado, se quiser, dos últimos textos inseridos no site.

O aperfeiçoamento tecnológico foi conduzido pelo webmaster André Bianchi, que deu início à empreitada há cerca de seis meses e ainda cuida dos acertos finais. Bianchi chama a atenção para o fato de o banco de dados ter sido totalmente reorganizado, o que facilita a navegação e a localização de textos no site.

As novidades visuais e operacionais são acompanhadas de aprimoramento na área de jornalismo. Para fortalecer o comando editorial do site, assume a direção executiva o jornalista Maurício Cardoso, profissional de envergadura que tem em sua biografia brilhante atuação nas revista Veja (onde teve seu trabalho reconhecido com o Prêmio Esso de Jornalismo e, por diversas vezes, como Prêmio Abril), Época e Placar bem como no Jornal do Brasil.