Consultor australiano afirma que jornais impressos serão irrelevantes em 12 anos

Consultor australiano afirma que jornais impressos serão irrelevantes em 12 anos

Atualizado em 25/08/2010 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O consultor australiano de mídia digital Ross Dawson afirmou, na última terça-feira (24), que em 2022 "os jornais como os conhecemos serão irrelevantes" e que e-readers e tablets custarão pouco mais que o preço de banca dos jornais.

A declaração de Dawson foi feita em uma reunião na Associação de Publishers dos Jornais, em Chigaco (EUA), e tomou como parâmetro o mercado australiano.

O consultor afirmou que, apesar das previsões serem alarmantes, ele espera que os líderes dos jornais "preparem seus veículos para que sejam capazes de prosperar na florescente indústria da mídia".

Dawson ganhou notoriedade mundial ao prever, em 2002, com seu livro "Living Networks", o crescimento vertiginoso dos microblogs e das mídias sociais.

Sobre os tablets, Dawson pontuou que, em dez anos, os sucessores do iPad da Apple, irão custar o equivalente a US$ 10.

A respeito do futuro do Jornalismo, Dawson arriscou que partes substanciais da profissão, como o Jornalismo investigativo, produção de notícias e textos, "serão distribuídas entre amadores que serão supervisionados por profissionais".

Fazendo projeções para o mercado australiano, o consultor afirmou que haverá espaço para os jornalistas, sobretudo os especialistas, que terão o papel de direcionar e se relacionar com a audiência. As informações são do site Editor and Publisher.

Leia mais