Consórcio de Veículos e Projeto Comprova vencem Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

Cerimônia de entrega foi realizada ontem (1º)

Atualizado em 02/12/2021 às 12:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A cooperação entre os veículos de imprensa em prol do combate à covid-19 foi celebrada na edição 2021 do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. Duas iniciativas que uniram empresas quase sempre concorrentes foram premiadas pela instituição: o Projeto Comprova e o Consórcio de Veículos de Imprensa.
Em virtude da pandemia, a cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada de forma híbrida.
O Consórcio, formado por UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra e G1, surgiu após um apagão nos dados sobre a evolução da doença no país. Quando, de um dia para o outro, o Ministério da Saúde deixou de divulgar por alguns dias quantas pessoas haviam se infectado e quantas haviam morrido pelo vírus, coube aos jornais trazer mais transparência para os brasileiros. Crédito:ANJ Sérgio Lüdtke, Francisco Mesquita Neto e Flávia Faria Sérgio Lüdtke, Francisco Mesquita Neto e Flávia Faria "O jornalismo reagiu, somou forças e vem trabalhando desde então para entregar para a população o retrato mais fiel e preciso do que acontece no país. Frente aos arroubos de autoritarismo do governo federal, a imprensa se fez união", disse Flávia Faria, especialista em reportagens guiadas por dados e editora do Datafolha, que representou o grupo.
Ela destaca a mudança de postura dos governantes regionais diante da apuração direta dos repórteres que fazem parte do projeto.
"A partir do Consórcio, os estados que não faziam isso passaram a fazer também. Agora a gente tem um número diário, conseguimos dimensionar a pandemia todos os dias".
O Comprova, que combate a disseminação de notícias falsas e verifica declarações e rumores, foi representado pelo editor-chefe Sérgio Lüdtke, também coordenador de cursos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
"O Comprova tem servido ao jornalismo, valorizando as metodologias, exercendo a transparência, acelerando a formação dos profissionais de comunicação e sendo um exemplo vivo da importância do trabalho colaborativo", conta.
"O Projeto Comprova realiza trabalho de checagem de fatos como forma de combater a desinformação. Reúne dezenas de jornalistas de mais de 30 veículos de todo o país e tem sido fundamental no esclarecimento das informações a respeito da pandemia no Brasil", conlui.
Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ, destacou a força que resulta da união das maiores empresas do país em busca da informação de qualidade.
"Concorremos entre nós, sempre em busca da informação de melhor qualidade e do furo jornalístico. Isso é bom e saudável. Mas devemos e podemos nos unir – como está demonstrado – em prol do bem comum".
Presente na cerimônia de forma virtual, o presidente da ANJ Marcelo Rech afirmou que o prêmio é, "sobretudo, um tributo à verdade e à defesa da vida."
"Como vemos, enquanto a mentira e a desinformação matam, o jornalismo profissional, responsável, comprometido com a ética e a ciência, protege", declarou.