Conselho de Ética aprova cassação de Renan por uso de laranja em compra de rádio

Conselho de Ética aprova cassação de Renan por uso de laranja em compra de rádio

Atualizado em 14/11/2007 às 18:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Os membros do Conselho de Ética do Senado aprovaram no início da noite desta quarta-feira (14), por 11 votos a três, o relatório do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que pede a perda de mandato do presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os parlamentares entenderam que há indícios suficientes que apontam que o peemedebista usou laranjas para comprar emissoras de rádio em Alagoas.

O processo de cassação segue agora para o Plenário da Casa. O presidente interino, Tião Viana (PT-AC), já anunciou que quer votar a matéria no próximo dia 22 de novembro, antes do encerramento da licença de Calheiros (dia 25 de novembro).

Em seu voto, Peres citou pelo menos sete motivos para recomendar a cassação. Ele alegou ainda que os indícios foram agravados por Calheiros ter permanecido na presidência e ter trabalhado pela sua própria absolvição.

O fato de ter usado laranjas para comprar emissoras de rádio foi o motivo desta terceira representação contra o peemedebista. Calheiros foi absolvido da primeira no Plenário - que julgou se ele usou um lobista para pagar suas contas pessoais - e, nesta quarta, o Conselho de Ética arquivou a segunda representação - a que investigou se ele usou o cargo para beneficiar a empresa de bebidas Schincariol. Com informações do Terra Notícias.