Conselho Curador da EBC empossa três novos conselheiros

Conselho Curador da EBC empossa três novos conselheiros

Atualizado em 25/06/2009 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Luiz Gonzaga Beluzzo
A Empresa Brasil de Comunicação (EBc) nomeou três novos conselheiros. Paulo Ramos Derengovski, João Jorge Santos Rodrigues e Daniel Aarão Reis Filho substituirão Alex Pereira Barbosa (MVBill), Wanderley Guilherme dos Santos e Luiz Edson Fachin - que pediram afastamento por motivos diversos.

Luiz Gonzaga Beluzzo, presidente do Conselho Curador da EBC, instrumento de controle social da TV Brasil e demais canais públicos geridos pela empresa, deu posse aos três na última terça-feira (23). Paulo Ramos Derengovski é jornalista e escritor. É integrante da diretoria do Sindicato dos Jornalistas, da Associação Catarinense de Imprensa e da União Brasileira de Escritores de Santa Catarina.

Ao ser empossado, afirmou que pretende pautar a sua participação no Conselho pelo espírito de colaboração. "Estou entusiasmado com o desafio de ajudar a construir a TV Pública brasileira", afirmou.

João Jorge Santos Rodrigues é advogado e mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília. Na reunião, agradeceu a indicação de seu nome para o Conselho afirmando que pretende contribuir para dar voz aos que apenas assistem, de forma passiva, o conteúdo das emissoras de televisão sem poder expressar o seu saber e o seu querer.

"É importante conhecer os brasileiros nas suas mais diversas formas de manifestações de cunho cultural e religioso", disse ele. Na opinião de João Jorge, é preciso construir uma televisão pública plural, que leve em consideração as diversas formas que o brasileiro tem de se comunicar.

Daniel Aarão Reis Filho é historiador com graduação e mestrado pela Universidade de Paris VII-Jussieu e doutorado pela USB. Ele também agradeceu a oportunidade de colaborar para a construção da televisão pública brasileira, e ressaltou a importância do Conselho Curador como um elo entre a sociedade e a EBC/TV Brasil, que assegura a pluralidade de opiniões e o carácter democrático da emissora.

Leia mais