Conselho Curador da EBC apoia uso do termo "presidenta" nos canais da emissora

Em memorando, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apoiou o retorno da flexão de gênero para uso de "presidenta&qu

Atualizado em 09/06/2016 às 13:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Em memorando, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação apoiou o retorno da flexão de gênero para uso de "presidenta", em referência a Dilma Rousseff, nos canais da emissora. A medida já havia sido determinada informalmente pelo jornalista Ricardo Melo, quando reassumiu o comando da empresa.
Crédito:Reprodução/Facebook Conselho da EBC apoia o uso do termo presidenta para falar de Dilma
De acordo com O Globo , no ofício enviado à diretoria, o Conselho, composto por funcionários e integrantes da sociedade civil, alega que, além de o termo no feminino ser gramaticalmente correto, o Manual de Jornalismo da EBC determina o respeito à maneira como os entrevistados se autodeclaram.
A presidente do Conselho Curador, Rita Freire, também já havia feito a recomendação. Assinado na última terça-feira (7/6), o memorando agora oficializa a posição do colegiado junto à diretoria da EBC.
O uso da flexão de gênero foi desfeito na gestão de Laerte Rimoli, nomeado pelo presidente interino Michel Temer. O jornalista alegou buscar uma padronização com os demais veículos de comunicação.