"Conhece-te a ti mesmo", por Mirticeli Dias - Faculdades Integradas de Patos - PB
"Conhece-te a ti mesmo", por Mirticeli Dias - Faculdades Integradas de Patos - PB
Teoria dos temperamentos idealizada pela psicologia é uma das mais eficazes formas de levar o homem ao autoconhecimento.
Colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático. Nem tente tirar suas conclusões achando que essas palavras correspondem a nomes de doenças ou de quaisquer adjetivos. Nada disso. Você pode estar preste a iniciar um processo de autoconhecimento, pois essas palavras dizem respeito aos quatro tipos de temperamentos básicos do homem, segundo a psicologia. O temperamento nada mais é do que a combinação de características congênitas, a própria natureza do homem. Cada um de nós herdou de nossos pais e avós virtudes e defeitos que compõem o nosso temperamento, o qual vai sendo moldado e acrescentado pelo meio em que vivemos. Mas, como é possível identificar o temperamento específico de cada indivíduo?
Segundo José Guedes de Souza, psicólogo e psicopedagogo das Faculdades Integradas de Patos, é possível fazer essa identificação sem o auxílio de um psicólogo. "Há uma vasta bibliografia sobre o tema. Até mesmo na internet é possível fazer a análise", disse. Ao fazer a análise, é bem provável que cada pessoa encontre características dos quatro temperamentos, o que é normal, acrescenta o psicólogo. No entanto, um temperamento irá predominar, sendo considerado dominante.
A teoria dos temperamentos teve origem entre 400 a 450 a. C com Hipócrates. Ele afirmava que a predominância de fluidos determinava o tipo de comportamento de cada indivíduo. Esses fluidos que circulavam em nosso corpo eram associados a diversas cores. O temperamento sanguíneo, segundo essa teoria, está relacionado a sangue, força, portanto, essa pessoa se caracteriza por ser inconstante e instável. È um tipo de pessoa muito emotiva, que se compadece diante do sofrimento dos outros. È alegre, vibrante, otimista, embora seja bastante desorganizada. O melancólico está associado ao fluido de cor preta e tem uma forte tendência a depressão. Essa pessoa geralmente é hipocondríaca, perfeccionista e introvertida. O temperamento Colérico predomina a cor branca ou amarela e se destaca por ser uma pessoa de emoções fortes. É autoritário, auto-suficiente, orgulhoso, egoísta e prático, não é calculista como o melancólico. O fleumático está relacionado a humor, portanto é uma pessoa que possui senso de humor, porém é introvertida. È indiferente diante das diversas situações da vida, lento, apático, de sentimentos calmos e emoções vagarosas.
Cada temperamento possui aspectos positivos e negativos, não havendo assim um temperamento que possa ser considerado superior ou inferior em relação aos demais. "Não existe um melhor temperamento ou um pior temperamento. Existe um temperamento bom a uma determinada situação ou circunstância", ressalta José Guedes.






