Conheça comunicadores que disputam prefeituras das capitais brasileiras
O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, acontecerá no dia 2 deoutubro.
Atualizado em 23/08/2016 às 15:08, por
Gabriela Ferigato e Alana Rodrigues.
Crédito:TSE Segundo as novas regras, o período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV foi diminuído em dez dias, passando de 45 para 35 dias, tendo início na próxima sexta-feira (26/8). Até lá, os políticos já podem se apresentar como pré-candidatos. O último dia da propaganda em relação ao primeiro turno será dia 29 de setembro. Confira mais informações sobre candidatos, regras e outros temas no site do .
IMPRENSA levantou quem são os comunicadores que disputam as prefeituras de todas as capitais brasileiras. Confira abaixo quem são eles e um breve perfil de cada um.
- Campo Grande - Mato Grosso do Sul É radialista, advogado e político. Atualmente, é prefeito de Campo Grande. Bernal trabalhou no canal Rede MS de Rádio e Televisão. Também apresentou o programa “Refazenda e Cruzando Fronteiras”, da Rede MS de Rádio. Também foi vereador e deputado estadual antes de assumir a prefeitura da cidade. O político chegou a ser cassado em 2013, por crimes de corrupção. Foi o único caso de prefeito cassado da história do município. A decisão, porém, foi revertida pela Justiça e ele foi reempossado.
- Rio de Janeiro - Rio de Janeiro É político, professor e radialista. Tem graduação e mestrado em História pela UFF e graduação em Direito pela PUC-Rio, onde leciona. Ganhou destaque por ter sido relator e principal articulador da aprovação do Marco Civil da Internet em seu primeiro mandato como deputado federal. Também atuou como deputado estadual por oito anos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), onde ficou conhecido por sua defesa dos direitos humanos e pela fiscalização do Executivo. Molon já deu aulas em escolas públicas e privadas, e, durante parte da década de 1990, gravou programas na Catedral FM, voltada ao público católico.
- Teresina - Piauí É jornalista e apresentador. Começou a carreira na rádio ainda jovem, nos anos de 1980. Em 1986, estreou a carreira na TV como repórter da TV Pioneira, atual Cidade Verde. Durante 25 anos, comandou o “Jornal do Piauí”, principal noticiário da emissora. Também atuou como diretor de jornalismo da TV Cidade Verde.
– Vitória – Espírito Santo É jornalista, radialista, narrador esportivo, apresentador de televisão e deputado estadual. Atuou como apresentador do programa “Balanço Geral Espírito Santo”, na TV Vitória, afiliada da Record no estado. Na Assembleia Legislativa, participa de três comissões: Infraestrutura, Cultura e é o presidente da Comissão de Turismo e Desporto. - São Paulo - São Paulo É bacharel em Direito, especialista em Defesa do Consumidor, jornalista e palestrante. Atualmente, cumpre seu quinto mandato (2015/2019) no Congresso. Russomano já trabalhou na Rádio Manchete e Tupi, Record, Band, TV Gazeta, Rede TV!, Rede Brasil, SBT e CNT. Em 1986, passou a apresentar os programas “Night Chip” e “Circuito Night &Day”, na CNT – hoje Gazeta. O político comandava o quadro “Patrulha do Consumidor”, no “Cidade Alerta”, e “Hoje em Dia”, na Record, até o seu afastamento pela Lei Eleitoral.
- Rio Branco - Acre É jornalista, radialista, publicitária, pós-graduada em Didática e Docência do Ensino Superior, foi vereadora de Rio Branco (2013-2014) e hoje é deputada estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Eliane já atuou na TV Gazeta, TV Educativa, TV Rio Branco e TV 5. Também passou pelas rádios Capital AM, Gazeta FM e Boas Novas, além do jornal A Gazeta. Ela foi a primeira assessora de comunicação do Sebrae-AC e é autora do livro “Confidências Radiofônicas de um Povo sem Voz”.
- São Luís – Maranhão É jornalista e deputada federal do Maranhão. Formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), alcançou seu primeiro cargo eletivo em 2006, como Deputada Estadual. É presidente da Comissão de Meio Ambiente, já presidiu outras comissões no Maranhão como a CPI de Combate a Pedofilia e Abuso Sexual Infantil, a Comissão de Direitos da Mulher, a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Infância, Juventude e Idoso.
– Belo Horizonte – Minas Gerais É médico veterinário, cantor, apresentador e deputado federal de MG. Membro da Renovação Carismática Católica (RCC), é fundador da Missão Mundo Novo. É idealizador do “Cristo é o Show”, evento cristão, e do programa “Mais Brasil” (TV Canção Nova), que apresentou durante três anos. Atualmente, é membro da Comissão de Combate Violência Contra a Mulher, Comissão do Estatuto da Família e Titular da Comissão de Minas e Energia.
- São Paulo - São Paulo É empresário, publicitário, jornalista e apresentador de TV. Também criou e preside o Grupo Doria. Aos 13 anos, se tornou estagiário em uma agência publicitária. Doria tem formação em Jornalismo e Publicidade. Já atuou como diretor de comunicação da TV Tupi, da Bandeirantes (1979 a 1982), professor de marketing da FAAP (1981 a 1983), chairman da Casa Cor (2007 a 2011), colunista da IstoÉ Dinheiro (2008 a 2011), apresentador do reality show “Aprendiz Universitário” da Record (2010) e publisher de aproximadamente 20 títulos editoriais, como as revistas Mulheres Líderes e Meeting & Negócios .
- São Paulo - São Paulo É jornalista e redator. Aos 24 anos, fundou a Staff Publicidade. Atuou como diretor de criação nas agências Art&Som e Vogue Publicidade. Como jornalista, trabalhou nos jornais Correio da Manhã e Última Hora , onde foi redator da Coluna Contato, além de revisor no Diário Oficial da União. Também foi assessor de comunicação na área governamental, durante a campanha à Presidência de Fernando Collor de Mello, um dos fundadores da revista empresarial Governo e Empresa e O Poder e chefe de comunicação da Estanave – Estaleiros da Amazônia, empresa vinculada a Petrobras. Em 1982, fundou a Revista Interface , a primeira especializada em informática do país e já atuou como ancora do programa televisivo “TV Informátika” na Band e no SBT. Fidelix se candidatou à presidência em 2010 e 2014.
- São Paulo - São Paulo É psicóloga, apresentadora de TV, sexóloga e política brasileira. Foi filiada ao Partidos dos Trabalhadores (PT) de 1981 a 2015, exercendo os cargos de deputada federal, prefeita de São Paulo, ministra do Turismo do segundo governo Lula e ministra da Cultura do primeiro governo Dilma. Também foi eleita senadora e a primeira vice-presidente mulher do Senado Federal. Após 34 anos de militância, filiou-se ao PMDB em setembro de 2015. Na década de 1980, apresentou um quadro sobre sexualidade no programa “TV Mulher”, da Rede Globo, ao lado de Marília Gabriela. Ela também é fundadora e presidente do Grupo TVer (1997), ONG que estimula a visão crítica sobre os abusos e excessos nas programações das emissoras de TV e defende os direitos dos telespectadores.
– Curitiba – Paraná É jornalista, comentarista e deputado estadual do Paraná. Está no terceiro mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná. Antes disso, foi vereador de Curitiba por três mandatos e, em 1999, assumiu a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo. Iniciou sua vida profissional aos 13 anos como comentarista esportivo. Em 2002, atuou como apresentador de um programa de entrevistas e variedades no Canal 21 - afiliada da TV Gazeta de São Paulo no Paraná. Também foi comentarista político e econômico da Rádio Transamérica Light. Escreve com frequência artigos sobre variados temas para diversos jornais do Paraná.
– Recife - Pernambuco É jornalista e deputada estadual de Pernambuco. Formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi assessora da Secretaria de Justiça do Estado em 1999 e assessora parlamentar do então vereador Admaldo Matos, em 2000, e do deputado federal André de Paula, entre os anos de 2001 e 2004. Nesse último ano, lançou-se nas disputas eletivas, conquistando seu primeiro mandato de vereadora do Recife, reelegendo-se em 2008 e 2012. - Belém – Pará Começou a carreira de jornalista aos 15 anos, como locutora da Rádio Liberal FM, em Belém. Dois anos depois, apresentou o “Jornal Cultura”. Durante os oito anos em que viveu no Rio de Janeiro (RJ), trabalhou na Globo, no canal por assinatura Telecine e na TV Educativa. Também atuou como repórter, apresentadora e editora cobrindo os principais Festivais de Cinema do país e os bastidores de grandes produções do cinema brasileiro. Em 2000, passou a atuar como Editora Regional do jornalismo do SBT Pará, e, durante 14 anos, apresentou, roteirizou e dirigiu o programa “Etc & Tal”, exibido aos sábados.





