Conheça as finalistas da categoria Colunistas de Jornais Impresso do 7° Troféu Mulher IMPRENSA

Conheça as finalistas da categoria Colunistas de Jornais Impresso do 7° Troféu Mulher IMPRENSA

Atualizado em 08/02/2011 às 19:02, por Redação Portal Imprensa.

A sétima edição do Troféu Mulher IMPRENSA - realizada pela IMPRENSA Editorial, com patrocínio do Banco Itaú e em parceria com a Maxpress e o Club A - também contempla a categoria Colunistas de Impresso, responsabilidade esta em que, no Brasil inteiro, se notabilizaram grandes mulheres, não raro muito mais que os colunistas homens. As finalistas desta edição, por exemplo, são verdadeiras damas da opinião: Eliane Cantanhêde, Patrícia Kogut, Mônica Bergamo, Dora Kramer e Miriam Leitão.

Eliane Cantanhêde aponta que "o prêmio é importante porque a mulher não só ocupou um espaço numericamente, mas também qualitativamente no jornalismo. Se você olhar o jornalismo político e for à Câmara de Deputados, tem mais mulher do que homens credenciados". A jornalista atual colunista do jornal Folha de S.Paulo desde 1997, também colabora com o programa "Em Pauta" da Globonews e já foi diretora de sucursal de O Globo , Gazeta Mercantil e da própria Folha em Brasília. "Acho que o Troféu é uma mobilização bacana, nessa época recebo e-mail de tanta gente inesperada, desde colegas, gente do sul ao nordeste, leitores, o primo distante que você não vê há tempos", comemora.

Patrícia Kogut começou sua carreira na Editora Bloch Editores em 1985 e trabalhou na revista Pais & Filhos. Em 1995 entrou em O Globo como repórter e colunista, e lá permanece coma seção "Controle Remoto". "Não acho que a mulher atual seja muito discriminada, não. Hoje está cheio de mulher em cargo de chefia. Então não sinto isso. Tem muita mulher brilhando na profissão". Para Patrícia o prêmio reconhece o múltiplo esforço realizado pelas mulheres no cotidiano. "São muitas as mulheres nas redações. E várias ainda têm uma dose de sacrifício grande, pois tem filhos, uma vida complicada para administrar", completa.

Concorre também Dora Kramer, colunista do jornal O Estado de S. Paulo , que já trabalhou na Folha e Jornal do Brasil e também é comentarista da Band News FM. "Para mim é uma honra muito grande participar desse prêmio sabendo a importância que ele tem". Ela destaca que as mulheres estão ocupando mais espaço que os homens no jornalismo, talvez pelo fato de o gênero feminino se adequar melhor às exigências atuais de mercado.

Também foram indicadas como finalistas, Mônica Bergamo, responsável pela Página 2 da "Ilustrada" do jornal Folha de S.Paulo ; e Miriam Leitão, colunista do jornal O Globo , comentarista de economia da Rádio CBN e da TV Globo.

Além das categorias abertas à escolha popular, o Troféu Mulher IMPRENSA ainda premia uma jornalista pela "Contribuição ao Jornalismo", em reconhecimento ao histórico de carreira e à importância da homenageada no desenvolvimento da comunicação no país. A votação, aberta até o dia 15 de fevereiro de 2011, está disponível no .

Leia mais