Congresso Nacional cria Frente Parlamentar da Comunicação Social
Congresso Nacional cria Frente Parlamentar da Comunicação Social
Na última segunda-feira (14), aconteceu o primeiro dia do IV Congresso Brasileiro de Publicidade, realizado na cidade de São Paulo (SP). A abertura do evento, que contou com palestra do ex-secretário geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz, Kofi Annan, também foi marcada pelo anúncio da criação da Frente Parlamentar da Comunicação Social, que será foro permanente no Congresso Nacional.
A notícia foi dada pelo publicitário Dalton Pastore, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), durante o jantar de abertura do evento.
A Frente Parlamentar - que será presidida pelo deputado Milton Monti (PR/SP) - contará com a participação de 198 deputados federais e 38 senadores, provenientes de 17 partidos. "Não haveria momento mais oportuno de anunciar a disposição do Congresso de discutir um tema tão relevante. A Constituição estabelece que alguns produtos tenham cuidado especial na sua divulgação, como álcool, tabaco e medicamentos. Mas, ao mesmo tempo, ela contempla a liberdade de expressão comercial e restringe o cerceamento a essa liberdade", disse Monti, segundo informa o M&M Online.
Monti disse, ainda, que a publicidade brasileira exerce papel importante no fortalecimento dos meios de comunicação, além de ter relevância econômica para o País. Segundo ele, a qualidade dos trabalhos publicitário do Brasil é reconhecida em todo o mundo e que existe a peculiaridade de uma experiência positiva e importante de auto-regulamentação.
Dalton Pastore acredita que a criação da Frente Parlamentar faz com que a indústria da comunicação seja colocada da lista dos assuntos considerados de importância nacional.
O IV Congresso Brasileiro de Publicidade acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, no World Trade Center, em São Paulo (SP). O último encontro, ocorrido em 1978, motivou a criação do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar).
Leia mais
-






