Congresso de TV por assinatura 2009 celebra os vinte anos do setor no Brasil

Congresso de TV por assinatura 2009 celebra os vinte anos do setor no Brasil

Atualizado em 04/08/2009 às 18:08, por Luiz Gustavo Pacete/Redação Revista IMPRENSA.

Por

A Associação Brasileira de TV por assinatura (ABTA) apresentou, nesta terça-feira (04/), os temas a serem debatidos no Congresso ABTA 2009, que será realizado de 11 a 13/08, no Transamérica Expo Center.

Estiveram presentes na coletiva o presidente da ABTA, Alexandre Annenberg, e o jornalista Rubens Glasberg, presidente do Grupo Convergecom, responsável pela organização do evento. Eles apresentaram à imprensa uma prévia dos temas a serem debatidos e ressaltaram que, neste ano, o evento será especial. "O congresso de 2009 tem um sabor diferente, pois completaremos vinte anos de TV por assinatura no Brasil", ressaltou Annenberg. Serão discutidos, entre outros temas, a importância do Wimax para a banda larga, os desafios da alta definição e novos modelos de negócios.

Na pauta também entram os esforços de levar a TV por assinatura para as classes baixas e aumentar o foco no consumidor: "Muitas vezes somos vistos como um setor que explora o consumidor, mas temos de desfazer essa imagem que é o oposto de nossa forma de atuação", ressaltou Annenberg.

O presidente da ABTA também apresentou os números do setor nos últimos 12 meses. Em 2000, os assinantes de TV por assinatura chegavam a 3,5 milhões. Já em 2008, esse número saltou para 6,3 milhões e a previsão é de que 2009 feche com cerca de sete milhões. Para Annenberg, um dos principais impulsionadores do setor tem sido a banda larga. "As redes de TV a cabo são as mais adequadas para oferecer banda larga, pela alta velocidade e estabilidade". Prova disso é que as assinaturas de pacotes para a internet apresentaram um crescimento de 43%, se comparados os primeiros trimestres de 2008 e 2009.

De acordo com os dados da ABTA, o setor contratou, só no ano passado, cerca de 16,8 mil empregados diretos. A previsão é de que, em 2009, esse número chegue a 19,2 mil. Segundo Annenberg, o objetivo é de que discussões como o ponto extra, a PL 29 (projeto de lei que regulamenta o setor) e a renovação de outorgas junto à ANATEL sejam resolvidos para que eles possam estar focados em outros assuntos, como aumento da qualidade, oferta de banda larga e penetração de TV por assinatura nas classes baixas. "Temos nos esforçado para resolver tais obstáculos para nos dedicarmos a um melhor serviço para o assinante".

O jornalista Rubens Glasberg, da Convergeco, afirmou que a ideia é realizar um evento que possa atender ao interesse e ao debate público. "Somos jornalistas e vamos organizar um evento com os mesmos princípios que usamos nas redações: que ele seja de interesse público, aberto e democrático". Glasberg destacou a relevância de o tema ser discutido pela imprensa para que a opinião pública possa acompanhar o desenvolvimento e crescimento do setor.

Leia mais

-

-