Congresso articula movimento para trazer blogueira cubana ao Brasil

Congresso articula movimento para trazer blogueira cubana ao Brasil

Atualizado em 22/09/2009 às 12:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Yoani Sánchez
O Congresso Nacional promete articular um movimento para pedir ao governo cubano a autorização para que a escritora e filóloga Yoani Sánchez possa vir ao Brasil na segunda quinzena de outubro. O objetivo é trazê-la para o lançamento de seu novo livro "De Cuba com Carinho", publicado pela Editora Contexto, e que reúne uma coletânea de crônicas e reportagens sobre a vida na ilha.

Proibida de deixar o país, Yoani - colunista da revista IMPRENSA - é responsável pelo Blog Generacion Y, um dos mais acessados no mundo em 2008. Pela articulação crítica em sua página, Yoani foi eleita pela revista Times uma das cem pessoas mais influentes do planeta.

O esforço para trazer Yoani ao Brasil foi endossado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), durante audiência no plenário da Casa. Na ocasião, o petista pediu ajuda do ministro-conselheiro cubano Alejandro Francisco Diaz Palácios para liberar o visto da escritora.

Segundo Suplicy, Diaz orientou a Editora Contexto a encaminhar formalmente o convite à escritora por meio do Consulado de Cuba, o que já foi realizado. Durante a audiência, o senador ressaltou que a permissão para a vinda da blogueira ao Brasil será um "sinal muito positivo" para levantar um debate sobre o modelo de desenvolvimento social em vigor na ilha.

Segundo informou o jornal O Globo , senadores dos partidos DEM e PSDB também pretendem pressionar pela concessão do visto para a visita de Yoani ao país.

Leia Mais

-

-"