Confira os destaques da programação do Canal Futura para esta semana

Confira os destaques da programação do Canal Futura para esta semana

Atualizado em 02/05/2005 às 09:05, por Fonte: Fundação Roberto Marinho.

Questões que fazem parte do dia-a-dia do brasileiro são o destaque do Sala de Notícias, jornalístico do Canal Futura que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h30m, aprofundando e discutindo as notícias de grande exposição na mídia. Às terças e sextas, o programa muda de formato e apresenta para o telespectador um bate-papo com um convidado especial: é o Sala de Notícias Entrevista. Confira abaixo o que vai ser apresentando na próxima semana.

Volume de negociações, mercado acionário, títulos públicos, fundos de investimento... Os mistérios da Bolsa de Valores vão ser desvendados no Sala de Notícias inédito desta segunda-feira, 2 de maio. O programa vai mostrar que já é hora de muita gente que não entende bem o significado desses termos e continua pulando as páginas de economia dos jornais mudar de hábito. É que investir deixou de ser exclusividade de quem tem muito dinheiro. No Brasil, cresce o número de pequenos investidores que tentam multiplicar seus reais em aplicações que rendem mais do que a poupança. No programa, o telespectador vai saber como funcionam as bolsas de valores, quais as vantagens e os riscos de investir em ações, e o que são fundos de renda fixa. Também vai conhecer a história do crash de 29, quando uma onda de prosperidade e otimismo, nos Estados Unidos, provocou a quebra da bolsa de Nova York, num episódio dramático, que deixou marcas profundas no capitalismo mundial, e que o mundo não está livre de viver mais uma vez.

Outro assunto que está chamando a atenção da mídia é o destaque da terça-feira, 3. Inédito, o programa vai abordar o racismo no futebol a partir das demonstrações escancaradas que têm se tornado cada vez mais freqüentes nos campos de futebol, principalmente na Europa. As vítimas são quase sempre jogadores negros, mas o preconceito da torcida também tem como alvo judeus e latinos. No Brasil, o caso recente em que o jogador do São Paulo, Grafite, foi xingado de macaco pelo argentino Leandro Desábato trouxe a polêmica mais para perto de nós. Por aqui a punição foi severa, de acordo com a lei que combate o racismo. Mas para acabar com cenas como essas, já há muita pressão para que entidades esportivas reforcem as punições aos responsáveis pelos atos racistas. Para falar sobre o assunto, o programa vai receber o doutor em Educação Física e Cultura e especialista em Relações Raciais no futebol, Carlos Alberto Figueiredo.

Uma tema que gera debates no mundo inteiro é o assunto do programa inédito da quarta-feira, 4: o aborto. Afinal, interromper uma gravidez indesejada, dentro dos limites assegurados pela medicina, deve ser considerado um crime? Segundo a legislação brasileira, sim. Exceto em casos de estupro e de risco de vida para a gestante. Mesmo correndo o risco de prisão, a cada ano mais de um milhão de brasileiras faz aborto, segundo a Organização Mundial da Saúde. A grande maioria de forma clandestina. O programa vai contar para o telespectador que as complicações por abortos mal feitos já são a terceira causa de morte entre as mulheres no país e que diante das estatísticas alarmantes, o governo passou a considerar esse um problema grave de saúde pública. E estuda uma forma de discriminalizar o aborto ou atenuar suas consequências. Mas, entidades religiosas e parte da sociedade reagem: não querem nenhuma mudança na lei.

A literatura infantil é o destaque da quinta-feira, 5. Criar o hábito da leitura nas crianças tem sido um desafio para muitos pais e professores. A televisão, o computador, as atividades extra-curriculares são muitas vezes um atrativo irresistível para que a criança deixe de lado o livro. Mas o mercado editorial tem se esforçado. Cada vez mais são criados espaços especialmente para as crianças em livrarias, além da produção de livros mais ilustrativos: tentativas para se criar uma nova geração de leitores, num país onde se lê pouco - e onde o preço do livro ainda é um impeditivo. Por outro lado, bons contadores de histórias, muitos premiados internacionalmente, não faltam. Será que a literatura infantil é um mercado promissor no país? Como fazer com que a criança se interesse pela leitura? É o que vai mostrar o programa.

Da expansão da base industrial até o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social e ambiental, o futuro da indústria é o tema do Sala de Notícias da sexta-feira, 6, que vai apresentar para o telespectador o mapa estratégico da indústria: uma economia que cresce, mas que encontra sérias barreiras na precária infra-estrutura do país. E para falar sobre o assunto, apresenta um bate-papo com o diretor executivo da Confederação Nacional das Indústrias, José Augusto Fernandes.

Sala de Notícias
Horário: de segunda a sexta-feira, às 21h30
Reprises: terças e sábados, às 4h e 6h40
segunda à sexta, às 12h30 e 17h