Conficker infecta mais de 15 milhões de PCs; Reino Unido se mostra preocupado
Conficker infecta mais de 15 milhões de PCs; Reino Unido se mostra preocupado
A Symantec, empresa especializada em segurança na Internet, declarou que a praga Conficker, conhecida também como Kido ou W32.Downadup, é um dos vírus com maior capacidade de proliferação dos últimos anos.
A empresa avaliou também que as máquinas mais atacadas são as que possuem os sistemas Windows XP SP2 e Windows 2003 SP1 que ainda não foram atualizados. Acredita-se que até mesmo o Windows Vista, que segundo a Microsoft não está sujeito a ser infectado pelo Conficker, pode sofrer ataques da praga e, eventualmente, se infectar.
De acordo com site Telefraph, o vírus não possui alvo específico e justamente por não escolher as máquinas que ataca, conseguiu infectar mais de 15milhões de computadores em todo o mundo, segundo estimativas consideradas modestas pela empresa segurança F-Secure. Alguns analistas vão mais além e dizem que este número é extremamente conservador. Para eles, até o fim do mês de janeiro, mais de 300 milhões de computadores serão afetados pela praga.
No Reino Unido, por exemplo, o Ministério da Defesa divulgou nota informando que alguns de seus maiores servidores e muitas estações de trabalho estão infectados. O verme digital se espalhou por escritórios administrativos e até mesmo em sistemas a bordo de submarinos e navios da Real Armada.
Leia mais






