Concurso Tim Lopes anuncia vencedores de sua 4ª edição
Concurso Tim Lopes anuncia vencedores de sua 4ª edição
Oito projetos de reportagem foram premiados pela Comissão Julgadora do 4º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. O resultado demonstra o avanço no tratamento dado pela imprensa brasileira ao tema violência sexual contra crianças e adolescentes. Embora o concurso tenha previsto inicialmente cinco premiações, o Júri decidiu, após a avaliação dos trabalhos inscritos, conceder duas menções honrosas e uma premiação adicional na categoria Mídia Online e Alternativa. Cada projeto selecionado recebe, além de um prêmio no valor de R$ 3 mil, uma bolsa de incentivo à investigação, que pode chegar a R$ 16 mil, para cobrir as despesas com a produção da reportagem. Além deste apoio financeiro, os jornalistas têm à disposição duas especialistas na temática que atuam como consultoras para os projetos.
A novidade desta edição é que as duas propostas selecionadas com menção honrosa serão apoiadas financeiramente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Por acreditarem na importância da investigação jornalística, os veículos que receberam a menção - Correio Braziliense e RBS TV - completarão os recursos necessários para a produção da pauta. "O prêmio Tim Lopes traz uma efetiva contribuição para a revelação da realidade da exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil. Embora visível nas esquinas, nas estradas, o problema é pouco revelado", afirma a secretária-executiva do Comitê, Neide Castanha.
Ela afirma que o concurso tem um resultado que vai além das reportagens. "As matérias são uma fonte de pesquisa para análise da situação no País", aponta. "O Concurso cumpre um papel de mobilização da sociedade, através dos formadores de opinião, e isso é uma estratégia mais do que necessária para o enfretamento de uma violência dessa natureza".
Para o secretário-executivo da ANDI, Veet Vivarta, o concurso tem alcançado os resultados desejados, ao estimular o debate público sobre o grave problema da violência sexual que atinge crianças e adolescentes brasileiros e a reflexão sobre as soluções. "A qualidade dos projetos inscritos e das propostas selecionadas pelo Júri comprova o amadurecimento das redações brasileiras na compreensão sobre a importância do trabalho de controle social exercido pela mídia", avalia.
A diretora-executiva do Childhood - Instituto WCF Brasil, Ana Maria Drummond, afirma que o concurso também cumpre um papel de formação dos jornalistas em relação às especificidades do tema. Neste sentido, nos dias 4 e 5 de agosto será realizado, em São Paulo, um seminário com os jornalistas vencedores para apresentar conceitos e informações sobre a temática da violência sexual contra meninos e meninas. "A gente se preocupa em dar todo e qualquer subsídio para que eles façam o trabalho com excelência técnica", afirma Ana.
O seminário terá a participação do procurador regional dos direitos do cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, Sergio Suyama, especialista no combate aos crimes na Internet; de representantes da ANDI e do Childhood; além das especialistas Graça Gadelha e Andreina Moura, que atuarão como consultoras dos jornalistas ao longo de toda a elaboração das reportagens.
Conheça o Júri
O Júri Oficial se reuniu no dia 14 de julho, em São Paulo (SP), e foi composto por: Andrea Lima (Instituto Ethos), Anna Penido (Unicef), Veridiana Sedeh (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Lourdes Augusto (Federação Nacional de Jornalistas), Thaís Naldoni (Portal Imprensa), Cristiane Parente (Associação Nacional de Jornais), Maria Ignês Rocha (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Neide Castanha (Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes), Graça Gadelha, Andreina Moura e Tânia Lopes Muri, irmã do jornalista Tim Lopes.
Sobre o Concurso Tim Lopes
O Concurso Tim Lopes é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a mobilização social em torno de dois graves problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes do país: o abuso e a exploração sexual. Ao contrário da maior parte dos concursos jornalísticos, o Tim Lopes não premia matérias já prontas, mas sim apóia a realização de pautas originais e inovadoras sobre o tema.
A quarta edição do concurso é uma iniciativa da ANDI e do Childhood - Instituto WCF Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Portal Imprensa. O concurso conta ainda com a cooperação da Paris Filmes, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Fundação Abrinq.
Conheça os vencedores
- Mídia Impressa : Leonencio Nossa e Celso Silva Sarmento Júnior - O Estado de S.Paulo ;
- Rádio : Juliana Cézar Nunes, Beth Begonha, Harrison Reis e Alessandra Vasconcelos - Rádio Nacional da Amazônia;
- Televisão : Ana Quezado e Eulália Emília Pinho Camurça - TV Verdes Mares
- Mídia Online e Alternativa : Natália Leal Capillé,Nataly Guimarães Foscaches e Eranir Martins Siqueira - Índio de Papel (site) e Jaqueline Almeida Ferreira e Alinne Abrahão da Conceição - Revista Viração ;
- Temática Especial : Avelina Oliveira de Castro e Ana Shirley Penaforte Cardoso - Jornal Amazônia .
Menção honrosa
- Helena Mader Paladino e Érica Montenegro - Correio Braziliense ;
- Luciana Kraemer, Rosangela Caino, Getúlio Vargas, Shirlei Paravisi, Lilica Chagas, Marcelo Magalhães, Manoel de Oliveira, Guto Teixeira, Leonel Lacerda e Anderson Toledo - Rede Brasil Sul TV (RBS).
Fontes
ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância - Carlos Ely Souto de Abreu - (61) 2101.6530
Childhood - Instituto WCF/Brasil - (11) 3841-4812
* Com informações da Andi






