Concorrência no mercado editorial mineiro amplia investimentos na área digital
O mercado de jornais de Minas Gerais é otimista e promissor. Foi o que constatou o Portal IMPRENSA ao visitar os principais periódicos do Estado.
Andréia Zuqui
Mesmo com otimismo e respostas de crescimento na área impressa, todos esses jornais dizem apostar fortemente em plataformas digitais, não omitindo, inclusive, investimentos, que ultrapassam milhões. O Estado de Minas , por exemplo, desde janeiro conta com seu conteúdo no iPad e já se prepara para lançar uma segunda versão do aplicativo. "Nós investimos e apostamos nessa plataforma para ser o melhor", afirma Andréia Zuqui, gerente corporativa de marketing e comunicação do grupo. Dos concorrentes, Hoje em Dia e O Tempo já estão com projetos prontos e aguardam a liberação da Apple para lançarem seus conteúdos no iPad.
Outra aposta do principal jornal mineiro está em integrar integralmente suas plataformas, potencializando o Portal UAI que já virou referência. "Estamos também profissionalizando o processo de convergência de nossos veículos, rádio, TV e jornal, para inclusive, descobrir novos talentos". Outro desafia de Andréia é trabalhar a marca corporativa e mostrar para o mercado o potencial do grupo como um todo e não de forma fragmentada. Além de outros jornais e rádios, o grupo também é dono da TV Alterosa, afiliada do SBT no Estado de Minas Gerais.
Os investimentos da Sempre Editora, que publica os jornais O Tempo e o Super Notícia foram na ordem de R$ 30 milhões em 2010, entre um novo parque gráfico inaugurado no mesmo ano e investimento em tecnologia. Para Teodomiro Braga, diretor executivo da editora, acreditar que o negócio jornal está no fim é um grande equivoco. "Nós acreditamos muito no negócio jornal, ele ainda tem espaço para crescer. Vemos também que a demanda por qualidade na impressão só tende a aumentar. Nossa ampliação do parque gráfico tem a ver com isso, é outro caminho de rentabilizar o negócio", destaca.
O executivo lembra que internet é outra área estratégica que, apesar de ainda não dar retorno à altura dos investimentos deve ser levada em consideração. "Nosso crescimento de publicidade em internet foi de 9%, algo pequeno tendo em vista os investimentos em tecnologia que foram feitos. Mas acredito que quem não investir em tecnologia agora que o momento econômico é favorável, terá grandes problemas no futuro". A empresa criou recentemente o site de compras coletivas Carrapicho, que além de ter sua versão online também opera no jornal, caso inédito de compras coletivas em jornal.
Além do ambicioso projeto de expansão nacional, a Record Minas também prevê investimentos em mudanças estruturais e em um novo parque gráfico na ordem de R$70 milhões para o jornal de sua propriedade, além da preocupação em digital do Hoje em Dia . "Nosso projeto do iPad ficou pronto e agora só estamos aguardando a liberação da Apple para lançar o Hoje em Dia no tablet. É claro que tudo ainda é experimentação, mas apostamos nas novas ferramentas digitais e acreditamos na tendência e no surgimento de cada vez mais veículos", destaca Haroldo Lemos, diretor comercial do Hoje em Dia .
Leia mais:






