Comportamento de ministros do STF é afetado pela TV, diz Lula
Comportamento de ministros do STF é afetado pela TV, diz Lula
Incomodado com a transmissão ao vivo das sessões de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) pela TV justiça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao presidente do STF, Gilmar Mendes, que os julgamentos sejam editados para que seja veiculado apenas os trechos mais importantes. Para o presidente, os ministros estão usando a TV para proferir "discursos inflamados".
No início da TV Justiça, em 11 de agosto de 2002, alguns ministros resistiram às transmissões, mas todos que se opunham já se aposentaram. Atualmente, a composição do STF não levanta obstáculos à veiculação dos julgamentos realizados no plenário do Supremo, que vão ao ar às quartas e quintas-feiras ao vivo e na íntegra e costumam mostrar bate-bocas entre ministros, o que vem se tornando freqüente no tribunal.
Lula disse a interlocutores do Planalto que a veiculação dos julgamentos estimula os ministros do Supremo a falarem mais sobre os processos e a fazerem mais críticas ao governo.
Para o presidente, a TV virou "um elemento a mais" nos julgamentos do Supremo, que se transformaram em espetáculos, influenciando o comportamento dos ministros. Lula observou que em nenhum outro País há esse tipo de transmissão de julgamento ao vivo, "nem nos Estados Unidos", como costuma destacar.
Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo , mesmo com as críticas de Lula, o Supremo não deverá modificar a grade de programação da TV Justiça uma vez que Gilmar Mendes é favorável à transmissão dos julgamentos ao vivo e sem edições.
Leia mais






