Como tirar melhor proveito de evento de negócios

Como tirar melhor proveito de evento de negócios

Atualizado em 04/01/2005 às 15:01, por Claudete Cotrim / Supress Comunicação.

A verba de comunicação está cada vez mais, migrando para ações pontuais de marketing, pulverizando entre PDVs, mídia, feiras, exposições e eventos de negócios, ferramentas eficazes de projeção de marca e imagem da empresa no mercado. Diante de um público altamente qualificado, a feira oferece ao expositor a oportunidade de estar face a face com o cliente (cada vez mais raro nos dias de globalização e alta velocidade), em um ambiente propício aos negócios e, ao mesmo tempo, descontraído. Outras vantagens como: aumentar seu network, prospectar clientes, de ter uma leitura decisiva de mercado, de observar a concorrência, conhecer novos fornecedores etc, favorece a maior visibilidade. O recurso financeiro empregado numa feira deve ser visto como investimento, com reais possibilidades de retorno. Além do mais, participar de uma feira de negócios deve ser parte integrante da estratégia de acesso ao mercado, estabelecendo canais permanentes de comercialização que permitam sua sustentabilidade.

Mas, colocar um estande na feira e apenas esperar pelos visitantes não é o bastante para obter um bom aproveitamento de uma oportunidade como esta. "Numa feira, o expositor tem apenas três segundos para deixar a impressão correta em seus clientes. É muito importante que seu estande esteja projetado para transmitir de forma clara e correta a mensagem sobre o que é a sua empresa e o que ela faz", declara o consultor canadense Barry Siskind, Presidente da International Training and Management, um dos mais solicitados palestrantes do mundo.

Então, como tirar o melhor proveito de eventos de negócios? Só grandes empresas podem participar de uma feira? Como transmitir conceitos de "branding" através de eventos? Como planejar adequadamente para ter o retorno satisfatório do investimento? Como desenvolver as habilidades necessárias para aproveitar seu tempo na feira?

O Exposystems – 2º Congresso E Exposição Internacional De Soluções Integradas Para Feiras E Eventos, idealizado, promovido e realizado pela Feira & Cia Eventos, que acontece de 9 a 11 de novembro de 2004, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo, é o único congresso e exposição internacional que tem a finalidade de educar o setor, mostrando as diferentes formas de obter o melhor resultado. "Representa uma oportunidade para aprender os cuidados necessários e fundamentais para evitar desperdícios e problemas inerentes à atividade. Nosso core business é aculturar o mercado corporativo e abrir novas frentes para a cadeia de fornecedores do setor", explica Anselmo Carvalho, diretor e idealizador do evento.

Num evento, a palavra de ordem é profissionalismo, que exige 90% de trabalho e 10% de sorte. Carvalho, dá algumas dicas para tirar melhor proveito de seu evento:

Levar pessoas que estejam absolutamente familiarizadas com os produtos e empresa;

Treinar profissionais contratados para que possam solucionar as dúvidas do cliente e não criar novas;

A apresentação pessoal dos expositores deve ser dosada e elegante, sem dar sentido de que foi improvisada ou só feita para chamar atenção;

Ter sempre à vista e em pontos estratégicos, um recipiente adequado para que o visitante coloque seu cartão pessoal.

Os catálogos não devem ser exibidos como "obras de arte", o que inibe o visitante de apanhá-los.

Os brindes não podem criar expectativas maiores ou melhores do que a realidade do produto;

Nada inibe ou bloqueia mais o acesso das pessoas, do que alguém "plantado" na porta de um stand indagando: posso ajudá-lo?

Exibição de filme deve ser feita para apresentar novo produto e não apenas para juntar gente no stand.

Lembre-se que o bar do stand deve ser um local social e não ter aspecto de "boca libre";

Finalmente, só exponha seus produtos se eles já estiverem disponíveis no mercado. Instigar a demanda e não atendê-la é matar o produto.