Como fatura o Google?
Como fatura o Google?
Em um passado não muito distante, pesquisar na internet era um processo demorado. Os sites de busca, em seus primórdios, não eram precisos e possuíam um número pequeno de páginas cadastradas. O surgimento do Google representou uma revolução no mercado de sites de busca: com apenas uma palavra um universo de possibilidades se abre. São centenas de textos muito mais precisos que o de seus antecessores.
Fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, estudantes da universidade de Stanford, nos EUA, o Google iniciou suas atividades como um site de buscas, porém, hoje, com a marca avaliada em 36 bilhões de dólares, não se limita apenas a ferramenta.. Ao acessar o site, o internauta pode acessar o portal de notícias Google News, o site de compras Froogle. Sem contar os outros sites associados à marca, como o Blogger, G-Mail e o Orkut.
O cérebro do Google utiliza a tecnologia PageRank, que mapeia os resultados através de um ranking interno de sites. Em seu banco de dados estão cadastradas 1,3 bilhão de homepages. Por dia são efetuadas aproximadamente 100 milhões de buscas. O que transforma o site em uma das maiores vitrines virtuais da rede mundial de computadores.
O fenômeno Google possui um caixa de dar inveja. Segundo um anúncio da companhia, no final de 2004 o faturamento chegou aos US$1,032 bilhões. A receita da empresa é formada por duas fontes de renda. Na primeira, o Google vende a sua tecnologia de busca para empresas interessadas em fazer pesquisas em seus próprios bancos de dados. A segunda, mais lucrativa, fatura com a divulgação de anúncios em suas páginas, os conhecidos links patrocinados. Em 2002 os links patrocinados representaram um faturamento de U$400 milhões para a empresa.
Links Patrocinados – Uma forma simples de aparecer com destaque nos sites de busca é através dos links patrocinados. Os links patrocinados são palavras-chave compradas por determinada empresa e que permitem a exibição de um anúncio na página de resultados de sites de busca como o Google, Yahoo, Cadê, MSN, etc. Este tipo de divulgação da mais visibilidade aos links das empresas, pois é possível incluir uma breve descrição do site, além de garantir ao anunciante uma maior evidência nos primeiros lugares dos resultados obtidos.
Segundo Marcelo Sant’Iago, presidente da Associação de Mídia Interativa e presidente da Adsignal do Brasil, empresa do setor de marketing on-line, “Nos EUA as campanhas de links patrocinados representam 60% dos investimentos de mídia on-line. Já no Brasil, a maioria dos anunciantes em links patrocinados ainda é o pequeno e médio varejo, mas grandes empresas estão descobrindo esse segmento. Empresas como a Gol, Editora Abril, Nokia, Intel, Bradesco Universitário, BB Seguro Auto, Canal FX, FIAT já praticam essa ação.”
A compra de palavras-chave funciona através de leilão. O interessado em colocar o link da sua empresa em destaque, basta entrar em contato com os sites de busca ou com empresas especializadas em marketing on-line.
O programa de links patrocinados do Google é o AdWords, e distribui os anúncios não apenas para o Google, mas para sites como o America Online, AskJeves, Excite e outros. Já o Yahoo! utiliza a Overture que também compreende o Cadê, Altavista, Ibest, Globo.com e outros.






