Como as universidades podem – e devem – formar jornalistas sintonizados com a era digital?

O artigo busca dissipar dúvidas sobre o que as universidades precisam fazer para preparar os alunos para a prática do jornalismo on-line. Para isso, um estudo de caso foi realizado no curso de jornalismo da Universidade do País Basco (Espanha), onde lecionam os autores do artigo, Ainara Larrondo Ureta e Simón Peña Fernández.

Atualizado em 16/01/2018 às 14:01, por Newsletter Re-Vistas / Mestrado ESPM-SP.


Crédito: Pixabay


Os dados para a pesquisa sobre os objetivos e métodos de ensino-aprendizagem foram coletados por meio de observação etnográfica não participativa e direta da atividade da sala de aula durante quatro semanas em 2015, bem como por meio de pesquisas de opinião quantitativas realizadas com 60 estudantes de 19 a 23 anos.


As conclusões apresentam uma discussão crítica sobre os objetivos e ferramentas utilizados pelos educadores na sala de aula, assim como sobre a adequação dos cursos dedicados ao jornalismo on-line para preparar futuros jornalistas no contexto da convergência de mídias e produção de conteúdo para as redes sociais. A pesquisa lança bases para futuros estudos.


Leia abaixo o artigo na íntegra.


Artigo:

Periódico: Journalism (London)

Edição: Dezembro de 2017


*Este conteúdo foi divulgado pela Re-Vistas, uma newsletter bimestral do Grupo de Pesquisa Produção de Conteúdo, do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado da ESPM-SP.


Saiba mais: