Comitê de candidatura da Rio 2016 rebate acusações de jornais da Dinamarca
Comitê de candidatura da Rio 2016 rebate acusações de jornais da Dinamarca
Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (30), o diretor de comunicação e marketing do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, rebateu informações publicadas em jornais dinamarqueses referentes ao cancelamento da etapa da Copa do Mundo de Natação que ocorreria no Rio de Janeiro.
Ao contrário do que foi publicado, segundo Gryner, o Brasil abriu mão de sediar uma etapa da Copa do Mundo em razão dos treinos preparatórios para o Campeonato de Natação em Roma, Itália.
Os jornais da Dinamarca, reproduzindo informação da agência de notícias AP, afirmaram que a etapa foi cancelada por questões financeiras e que o Brasil estaria impedido de realizar o evento até 2013. Publicaram ainda queo parecer sobre o cancelamento teria sido repassado ao Brasil pela Federação Internacional de Natação (Fina) nesta semana quando, na verdade, foi remetido ao presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, no dia 4 setembro.
"O objetivo este ano foi dar prioridade à preparação dos atletas para a disputa do Campeonato Mundial de Natação, o que provou ser uma medida acertada, já que o Brasil alcançou o melhor resultado de sua história, com dezoito finais e quatro medalhas. Ano que vem a etapa será realizada como sempre aconteceu. Nós temos uma carta da Fina que garante isso", afirmou Gryner. Na carta citada por Gyner, a qual o GloboEsporte.com teve acesso, o diretor executivo da Fina, o romeno Cornel Marculescu, reconheceu o "apoio que o Brasil tem dado ao longo dos anos às competições" e garantiu que a CBDA vai ter o direito de organizar uma etapa da Copa do Mundo no Brasil "no ciclo 2010-2013, se assim desejar".
O comunicado do Comitê da Rio 2016 tenta acabar com a polêmica criada a partir da publicação da notícia que poderia prejudicar a candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. O anúncio da cidade vencedora será feito na próxima sexta-feira (2).
Segundo o GloboEsporte.com, a notícia ganhou destaque em um dos maiores jornais das Dinamarca, o Politiken , que estampou em sua página de esportes, nesta quarta, uma nota intitulada "Problemas para o Rio" ao lado de uma foto do campeão mundial e olímpico dos 50m nado livre, Cesar Cielo.
Leia mais






