Comissões de SIP e AIR estão na Argentina para acompanhar aplicação da Lei de Meios
Representantes da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) já estão na cidade de Buenos Aires para acompanhar o desdobramento do 7D e a aplicação da Lei de Meios.
Atualizado em 06/12/2012 às 09:12, por
Luiz Gustavo Pacete e enviado a Buenos Aires.
Julio Muñoz, diretor executivo da SIP, afirmou à IMPRENSA que a entidade vai esperar até sexta-feira (7/12) para se pronunciar, já que os desfechos poderão ser conhecidos nesta data. Em entrevista ao canal local Todo Notícias, Claudio Paolillo, líder da comissão da SIP, assinalou a importância de acompanhar de perto a forma como tudo será conduzido. "Nosso objetivo não é defender interesses de um grupo, mas averiguar se a liberdade de expressão corre risco".
Acompanhe a cobertura completa e os desdobramentos da aplicação da Lei de Meios, desde Buenos Aires, no Portal IMPRENSA
Já a equipe da AIR é liderada pelo presidente da entidade, o chileno Luis Pardo Sainz. Representando o Brasil nas duas comissões está o vice-presidente jurídico e de relações governamentais do Grupo RBS, Alexandre Jobim.
A presença das duas entidades patronais no país é para garantir que não haja abuso e nenhum atentado concreto à liberdade de expressão. Jaime Mantilla, atual presidente da SIP, destaca a importância de a entidade defender a liberdade de expressão. "Vamos unir esforços e reestruturar algumas comissões para que (as ações) sejam coordenadas", declarou, acrescentando ser necessário otimizar os recursos disponíveis.
O envio de dirigentes da SIP à Argentina foi aprovada na 68 a Assembleia Geral da entidade, que aconteceu no mês de outubro, em São Paulo. Já a AIR aprovou o envio de uma comissão em um evento realizado no Uruguai, no início do mês de novembro.
Clima de apreensão
A reportagem visitou, na tarde desta terça (5/11) a sede do Grupo Clarín e constatou um clima de apreensão e agitação por parte dos jornalistas. Ainda que o jornal não seja afetado diretamente com as medidas da Lei de Meios, o tema tomou conta da pauta dos últimos dias.






