Comissão Européia autoriza compra da DoubleClick pela Google
Comissão Européia autoriza compra da DoubleClick pela Google
O órgão executivo da União Européia, a Comissão Européia (CE), autorizou a compra da companhia de publicidade DoubleClick pela Goggle após considerar que isso não afetará de forma negativa a concorrência no mercado europeu.
Após uma investigação profunda da operação, a CE considerou que as atividades das duas empresas não fazem concorrência entre si.
Em comunicado, acrecentou, ainda, que se for considerado o desaparecimento da DoubleClick como um potencial ator no mercado de serviços de intermediação de propaganda pela internet, a operação não teria um efeito negativo na concorrência no setor.
A compra foi severamente criticada por alguns concorrentes da Google, como o Yahoo! e Microsoft, que temem o domínio dessa companhia no setor de banners publicitários e outros anúncios gráficos na internet.
De acordo com informações da agência de notícias Efe, a venda da companhia também gerou inquietação no que se refere a proteção de dados pessoais. Neste sentido, o Parlamento Europeu organizou em janeiro passado uma audiência pública para tratar a questão, na qual a Google defendeu a validade da compra.
Sobre isso, a Comissão esclareceu que sua autorização só leva em conta a legislação sobre concorrência, e lembrou que a companhia resultante da fusão deverá respeitar a legislação da UE e dos Estados-membros sobre proteção de dados e privacidade.
Leia mais






