Comissão de deputados começa a avaliar concessões de rádio e TV da Rede Globo

Comissão de deputados começa a avaliar concessões de rádio e TV da Rede Globo

Atualizado em 16/07/2008 às 18:07, por Redação Portal IMPRENSA.

As concessões da Rede Globo na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) já começaram a ser avaliadas pelos deputados. Uma das cinco concessões foi aprovada até o momento e somente mais uma está prevista para análise esta semana, quando a última reunião antes do início do recesso parlamentar será realizada.

Na última quarta-feira (09), foi permitida a continuidade das transmissões da Globo na cidade de Recife (PE). A comissão aprovou o parecer do deputado-relator José Rocha (PR/BA). Houve um voto contra, do deputado Walter Pinheiro (PT/BA).

O parecer da segunda concessão, da cidade de Belo Horizonte (MG), deverá ser votado nesta quarta-feira (16). As outras três outorgas, para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, ainda aguardam parecer dos relatores.

O que chama a atenção no caso da outorga de Belo Horizonte é a estréia do deputado Miro Teixeira como relator de um TVR - como são chamados os documentos de outorga de televisão e rádio no Congresso Nacional.

Teixeira vem criticando o projeto de lei 29/2007, que trata do mercado de TV por assinatura e do audiovisual e que tem sido repudiado pela Globo ao propor cotas para a produção audiovisual nacional.

O relator do PL 29, deputado Jorge Bittar (PT/RJ), também será o responsável pela análise de uma das concessões da Globo. Ele é relator do TVR que renova a concessão em Brasília e ainda não apresentou seu parecer.

O deputado tem tido problemas com a Rede Globo nas articulações em torno do PL 29 e mais de uma vez citou a emissora como responsável pela falta de acordo para votação da proposta.

As outras duas outorgas pendentes de parecer serão relatadas pelos deputados Júlio Semeghini (PSDB/SP), responsável pela análise do TVR do Rio de Janeiro; e Bilac Pinto (PR/MG), no TVR de São Paulo.

Procurados pelo Portal IMPRENSA para comentar o assunto, os deputados Jorge Bittar e Walter Pinheiro não responderam às ligações.

As informações são do site Tela Viva News

Foto: Agência Brasil

Leia mais