Comissão da Verdade de SP homenageia Vladimir Herzog com obras de Elifas Andreato
Após a aprovação da Comissão Municipal da Verdade na Câmara Municipal de São Paulo, Ítalo Cardoso, vereador e presidente da Comissão, tomou a iniciativa de homenagear Vladmir Herzog, morto pelo regime militar em 1975 e um símbolo atual na luta dos direitos humanos.
Leia também
-
-
-
A Praça da Divina Providência, localizada ao lado da Câmara e que foi revitalizada há pouco tempo será o palco da homenagem. Ela será rebatizada com o nome do jornalista, além de receber três obras do artista Elifas Andreato. “Esse monumento representa uma geração que lutou contra a censura, talvez eu tenha sido o único desenhista que tratou de fazer a denúncia de como Vlado foi assassinado”, afirma.
Na tarde da ultima terça-feira (17/4), Elifas esteve na praça acompanhado de membros do Instituto Vladimir Herzog, de representantes da Câmara e do vereador Ítalo Cardoso para o reconhecimento do espaço, idealizando como cada obra seria disposta.
O desenho “25 de outubro”, feito apenas seis anos após a morte de Herzog e que chocou a todos, mostrando como de fato Herzog foi assassinado, servirá como pano de fundo para a praça. A idéia é que as crianças e adolescentes do Projeto Âncora – instituto de ação social que oferece atividades complementares aos estudos e que já homenageou Elifas em outra oportunidade -, reconstruam o desenho a partir de mosaicos.
A escultura “Vlado Vitorioso”, dedicada aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Homem e entregue como troféu aos jornalistas na premiação da ONU será a peça principal da homenagem. Recriada em bronze e em tamanho original, será colocada no topo das escadas da praça, como se Herzog saudasse a todos que por ali circulam. “Com essa estátua, mudei o enfoque da morte de Vlado, como vítima, para alguém vitorioso, a morte dele foi propulsora da mudança”.
O troféu do Prêmio Vladimir Herzog também será reproduzido na praça. “O prêmio é a representação do Vlado, pois sua silhueta está vazia, mostrando que ele não está mais entre nós, e a foice, o símbolo de sua causa [comunista].”
As obras da praça têm até 8 de outubro para ficarem prontas, pois nesta data serão anunciados os vencedores do Prêmio Vladimir Herzog no local. A tendência é de que a partir desse ano, todas as premiações ocorram junto ao monumento.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves






