Comissão da Venezuela planeja nova reforma na regulamentação da mídia

A Comissão Permanente de Meios de Comunicação da Assembleia Nacional da Venezuela planeja promover uma nova reforma na regulamentação da imprensa no país, anunciou, na última sexta-feira (3/1), o jornal El Universal , que pontuou a possibilidade de regulação do conteúdo publicado em veículos impressos.

Atualizado em 06/01/2014 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.



De acordo com as agências EFE e AFP, entidades de classe ligadas ao chavismo solicitaram ao presidente da comissão, o deputado Julio Chávez, que configurasse a Comissão de Ética dos Jornalistas e a Lei de Responsabilidade Social no Rádio e na TV. Segundo ele, ainda não há um rascunho do projeto, entretanto a comissão pretende dialogar com as entidades e criar uma Lei Orgânica de Comunicação.

Crédito:Reprodução Nicolas Maduro (foto) é presidente da Venezuela

Para a ONG Jornalistas Pela Verdade, o marco da lei deve ser o Plano Pátria, projeto de governo de Maduro para sua administração, que pretende aprofundar a revolução bolivariana de seu padrinho político, Hugo Chávez, morto no ano passado. A questão central defendida pelos partidários é gerenciar o conteúdo “perigoso” a crianças e adolescentes.

Para acusar a imprensa, foi divulgada uma lista indicando o destino de viagens de fim de ano de jornalistas críticos ao governo e líderes da oposição, publicada pela Ministra da Comunicação Delcy Rodríguez.

O jornalista Nelson Bocaranda, que revelou a existência do câncer que matou Chávez e a deputada María Corina, integram a lista. "O que mais preocupa é ver o movimento de chavistas radicais contra Capriles por exercer seu direito de viajar", disse Angel Alvarez, analista da Universidade Central da Venezuela.