Comissão da Câmara rejeita projeto que veta transmissão de esportes de combate na TV

Comissão da Câmara rejeita projeto que veta transmissão de esportes de combate na TV

Atualizado em 17/06/2010 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (16), a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei (PL) que proíbe a transmissão de lutas marciais de categorias não-olímpicas pelas emissoras de TV no Brasil.

O PL 5534/09, de autoria do deputado José Mentor (PT-SP), preve, ainda, apenas a transmissão das lutas consideradas "não-violentas". O objetivo da proibição, no entendimento do autor, é proteger os telespectadores das cenas de "violência explícita e voluntária".

Divulgação
Deputado Fábio Faria
O projeto foi rejeitado por seu relator, deputado Fábio Faria (PMN-RN), que acusou o texto da matéria de restringir a liberdade de expressão prevista pela Constituição.

O deputado lembrou que a regulamentação de diversões e espetáculos cabe ao poder público, bem como a determinação de faixas etárias, locais e horários para as apresentações.

"Já há elementos normativos abundantes que disciplinam a exibição de conteúdo audiovisual. Não há necessidade de enveredar pelo caminho draconiano, que embute claros indícios de inconstitucionalidade. Não cabe a proibição da exibição de combates físicos, cabendo, quando pertinente, a classificação de conteúdo para efeito indicativo", explicou o relator, informa a Agência Câmara.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda precisa do parecer das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais